Carreata homenageia Santa Rita

A comunidade da Paróquia de Santa Rita de Cássia, em Curitiba, se reúne hoje para fazer uma carreata em homenagem à santa. A saída está marcada para as 9h, na Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição. Pelo menos cinco mil pessoas devem seguir a imagem que será levada por um carro do Corpo de Bombeiros de volta ao seu santuário. A tradição se repete há oito anos.

O membro da Pastoral da Comunicação da Igreja Santa Rita de Cássia, Jânio Brasil dos Anjos, explica que a carreata foi uma maneira encontrada para reforçar a fé católica. Segundo ele, a procissão atrai devotos de vários municípios da Região Metropolitana, que vêm a Curitiba para agradecer a Santa que cuida das causas impossíveis.

A história de Santa Rita de Cássia se parece com a de muitas mulheres hoje em dia. Durante 18 anos foi vítima da violência de um marido alcoólatra, que acabou sendo assassinado. Com ele teve dois filhos, mas ambos morreram. Quando ficou sozinha, pôde finalmente realizar a sua vontade, que era ir para um convento.

No início, as freiras do Convento Agostiniano de Santa Maria Madalena não queriam aceitá-la na congregação. Mas uma das irmãs foi surpreendida no jardim com a sua presença. No entanto, todos os portões de acesso estavam fechados. A ela são atribuídos vários milagres. Em 1418, a madre superiora ordenou-lhe que regasse todos os dias um ramo seco de vinha. Mal sucedeu um ano e dele já brotavam cachos de uva.

Voltar ao topo