Carneiro no Buraco é o prato do dia em Campo Mourão

Apontada por publicações especializadas em turismo entre os maiores eventos do gênero realizados no País, a 14.ª Festa Nacional do Carneiro no Buraco começou nesta sexta-feira (9/7), em Campo Mourão. Porém, o exótico prato típico do Município será servido apenas no almoço de hoje e os organizadores estimam que a iguaria será consumida por mais de 8.500 pessoas.

A festa acontece no parque de exposição e as 14 entidades que irão servir o Carneiro no Buraco vão disponibilizar 1.500 mesas e 6.000 cadeiras para assegurar agilidade no atendimento e conforto aos participantes. Pesquisas realizadas todos os anos por acadêmicos dos cursos de Turismo oferecidos em Campo Mourão apontam que aproximadamente 50 por cento dos participantes do evento tradicionalmente são oriundos de outras cidades e até de outros estados. Os hotéis e pousadas locais oferecem cerca de 700 leitos e a capacidade já estava praticamente esgotada no início desta semana. Apenas os hotéis mais simples ainda tinham algumas vagas.

Neste ano serão preparados 140 tachos de Carneiro no Buraco, com a utilização de 3.780 quilos de carne e 2.870 quilos dos 10 tipos de legumes e uma espécie de fruta da receita. Já no cozimento da iguaria serão consumidos cerca de 280 metros cúbicos de lenha ao longo da madrugada de domingo. Na primeira edição da festa, em 1991, foram preparados 70 tachos.

“O Carneiro no Buraco transformou-se em verdadeiro símbolo de Campo Mourão e divulga a cidade em nível nacional e até internacional. Por sua vez, a festa é o resultado da somatória de forças do poder público com entidades e a comunidade, que a cada ano participa mais ativamente do evento. Outro ponto a ser ressaltado é que parte do lucro obtido pelas entidades que servem o prato típico é destinado para instituições sociais locais”, explica o prefeito Tauillo Tezelli. Nas últimas duas edições anuais do Guia Quatro Rodas (Editora Abril), a Festa do Carneiro no Buraco foi relacionada entre os maiores eventos do País.

Atrações é que não faltam para os participantes do evento. A programação inclui os tradicionais rituais de preparação do prato típico, Feira da Agroindústria Familiar, shows e apresentações de dança e folclore, exposição, julgamento e leilão de gado, parque de diversões, mostra de carros antigos, café colonial, rodeio, bailões, Feira Regional de Artesanato, remate de ovinos, mostra de pequenos animais e o circo “O Mundo Mágico de Beto Carrero”.

Voltar ao topo