Capital tem 123 novos guardas municipais

O prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), participou na última sexta-feira da formatura da 17.ª turma de guardas municipais, que concluiu o curso técnico de quatro meses para formação profissional. Formaram-se 123 novos guardas, que começam a trabalhar ontem. Com a nova turma, o efetivo da Guarda Municipal chega a 1.554 guardas. O número representa um guarda a cada 1.100 habitantes, o maior índice proporcional entre as capitais brasileiras.

?Apesar de a segurança ser uma atribuição dos governos federal e estadual, a prefeitura não está cruzando os braços para garantir a segurança dos curitibanos?, afirmou Beto. Durante a formatura, o prefeito também anunciou a contratação de um seguro de vida exclusivo para a Guarda Municipal. A licitação para a contratação da empresa de seguro será aberta em 19 de dezembro, pelo sistema de pregão eletrônico.

Também participaram da cerimônia o secretário municipal de Defesa Social, Itamar dos Santos, a presidente da Fundação de Ação Social, Fernanda Richa, vereadores e familiares dos formandos. Os novos guardas municipais homenagearam o prefeito, denominando a 17.ª turma de Beto Richa.

O prefeito disse que o seguro de vida é um reconhecimento ao trabalho dos guardas municipais. ?Eles dedicam suas vidas para guardar e proteger o maior patrimônio que uma cidade tem, que são os curitibanos. O seguro trará tranqüilidade ao guarda e a seus familiares na hora de sair para trabalhar?, disse Beto.

Maior do País

O prefeito destacou que, proporcionalmente ao número de habitantes, Curitiba tem hoje o maior efetivo de guardas municipais do País. Uma proporção que a partir de janeiro ficará ainda maior, com a contratação de mais 148 guardas e com a abertura de concurso público.

Os novos guardas foram aprovados em concurso público da prefeitura e convocados no inicio de julho passado. Durante três meses, o grupo participou do curso de formação técnico-profissional promovido pelo Instituto Municipal de Administração Pública (IMAP) e a Secretaria Municipal da Defesa Social. No fim de novembro, a turma passou por um treinamento prático, patrulhando as ruas do centro da cidade.

Os novos guardas irão se somar ao efetivo da Guarda Municipal, que patrulha 470 postos fixos e 2.400 pontos espalhados pela cidade, como escolas, creches, postos de saúde, praças, parques e bosques.

Segundo o secretário Itamar dos Santos, desde o início da gestão Beto Richa, o efetivo da guarda aumentou de forma significativa. ?Tivemos um aumento 40% no efetivo da guarda?, afirmou. Santos também destacou os investimentos feitos pela prefeitura na área da segurança neste período. ?Foram R$ 4 milhões investidos em dois anos, destinados à compra de equipamentos e ampliação do atendimento ao cidadão?, disse.

O curso de formação dos guardas municipais teve início em julho, na Escola Superior da Policia Civil, no bairro Vila Izabel. (SMCS)

Voltar ao topo