Caminho inca pode virar roteiro turístico

Uma antiga passagem dos incas que tinha como propósito anexar novos territórios ao Peru ou, ao inverso, tratar-se de um caminho percorrido por tupis-guaranis em direção a Cuzco pode virar roteiro de peregrinação. A lenda, que gira em torno do mítico Caminho do Peabiru, remete a período anterior à colonização européia no continente americano. O assunto será discutido durante o 1.º Encontro Nacional dos Estudiosos do Caminho do Peabiru, neste fim de semana, em Pitanga, onde restam alguns vestígios do caminho, provavelmente milenar, considerado sagrado pelos índios guaranis e pelos jesuítas do século XVI.

Um dos objetivos do encontro, que reunirá representantes dos estados de Santa Catarina e Paraná, além do governo do Paraguai, é criar um roteiro de peregrinação no Caminho do Peabiru – nos moldes do conhecido Santiago de Compostela, da Espanha. “A concretização desse roteiro de peregrinação em território paranaense é muito importante. Além de envolver aspectos históricos e culturais, a implantação do roteiro trará excelentes resultados para o setor turístico nos municípios envolvidos”, diz o secretário de Estado Cláudio Rorato, do Turismo do Paraná.

O Caminho de Peabiru, também chamado de Caminho de São Tomé, foi uma das mais importantes trilhas pré-colombianas da América do Sul. Com um trajeto de cerca de 3 mil quilômetros, a trilha passava pelos estados brasileiros de Santa Catarina, São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul, além do Paraguai, Bolívia e Peru. No idioma guarani, a palavra “peabeyu” possui várias traduções, entre elas “caminho ralo”, “caminho fofo” e “caminho de ida e volta”. Na língua indígena “pe” significa caminho; “abe”, antigo; e “yu”, ida e volta).

No Encontro haverá palestras de diversos pesquisadores, entre eles o professor Luiz Galdino, do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo e autor de cinco livros, entre eles Os Incas e o Peabiru; astrônomo Germano Bruno Afonso, autor do CD Rom Arqueoastronomia; o arqueólogo Ígor Schmyz , da Universidade Federal do Paraná (UFPR); e a jornalista Rosana Bond, de Florianópolis e autora do livro Crescer é uma aventura o Peabiru contado para crianças e adolescentes.

O evento conta com o apoio de três universidades paranaenses a Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), de Guarapuava, a Universidade de Cascavel (Univel), e a Universidade Centro do Paraná (UCP) de Pitanga. Também apóiam a iniciativa a empresa Itaipu Binacional, o governo do Paraguai, Secretaria de Estado da Educação (Núcleo Regional de Ensino), Secretaria de Estado do Turismo / Paraná Turismo, Prefeitura Municipal de Pitanga e Rádio Poema de Pitanga.

Inscrições

As inscrições e reservas de hospedagem em Pitanga, município com cerca de 36 mil habitantes – devem ser feitas com antecedência. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail: radiopoema@radiopoema.com.br ou pelo correio -Rádio Poema, A/C Clemente Gaioski, Rua Rosalvo Petrechen, 551, Pitanga-PR. O pagamento (R$ 15 para estudantes e R$ 20 para o público em geral) será efetivado no local do evento.

As reservas de hospedagem podem ser feitas diretamente nos hotéis: Apart Hotel (42) 646-5803; Hotel São Cipriano (42) 646-1594; Hotel Querência (42) 646-3129; Hotel Central (42) 646-3615; e Palace Hotel (42) 646-1286. Mais informações podem ser obtidas com Clemente Gaioski pelos telefones (42) 9977-0348 e (42) 646-3366 (Rádio Poema de Pitanga). As palestras serão proferidas sábado e domingo no auditório da UCP e na Casa da Cultura de Pitanga.

Voltar ao topo