Branco não é unanimidade no réveillon

O branco é a cor mais tradicional em uma passagem de ano. A cor está nas roupas e na decoração para o réveillon, com a proposta de trazer paz para o ano que chega. No entanto, o branco já não é mais unanimidade. Ele ainda é a cor favorita de muitas pessoas para o Ano-Novo, mas as lojas vendem muitas peças de outras cores, que até podem fazer a composição na hora de se vestir. Prova disso é a pequena quantidade de vitrines repletas de trajes brancos. Eles até aparecem na maioria das lojas, mas misturados com modelos de outras cores.

Segundo Ana Paula Claumann, da loja Be Art Fashion, no calçadão da Rua XV de Novembro, o branco continua tendo uma grande procura. Mas os clientes também levam muitas roupas nas cores amarela e vermelha. Essas cores e outras vibrantes também podem ser usadas juntamente com o branco. A dica de Ana Paula é o uso do vermelho com o ouro velho, que está na moda. ?As pessoas estão deixando de usar o conjunto todo branco. Acabam combinando peças de cores diferentes. Estamos vendendo muito amarelo. Acho que o pessoal está precisando de dinheiro mesmo, porque as vendas estão bem fracas?, comenta.

As vendas de roupas para o Ano-Novo não estão nada animadoras para os comerciantes. Depois do Natal, eles aguardam muitos consumidores que fazem questão de uma roupa nova para o réveillon. Mas o movimento, neste ano, está muito fraco. Muitas pessoas param em frente das vitrines, olham e vão embora. Os que entram, nem sempre compram. ?As vendas estão bem abaixo do que a gente esperava. Está bem abaixo em relação ao ano passado?, afirma Saleh Latif, da loja Choco Menta, localizada também no calçadão. O estabelecimento foi um dos poucos que apostaram em uma vitrine com muitas roupas brancas.

Aposta na semana

O mesmo aconteceu na loja Sofia, na XV de Novembro. As roupas brancas ocupavam a maior parte das vitrines. A gerente Marlu Dobrovolski lembra que é nesta semana que a maioria das pessoas procura o traje para o réveillon. Poucos se planejam com antecedência. Este não foi o caso da secretária Irene Gonçalves. Ontem, ela até olhava as vitrines com roupas brancas, mas o traje dela para o Ano-Novo já está pronto. Neste ano, vai usar vermelho e branco. ?Acho que dá para usar todas as cores no final do ano, menos o preto. Fica muito bonito. A escolha por vermelho e branco, neste ano, não tem um motivo especial?, conta.

Os comerciantes ainda esperam até sábado para que as vendas melhorem e eles também possam entrar com o pé direito em 2007. 

Voltar ao topo