Há quatro anos...

Basta chover para rua de Matinhos virar um atoleiro total

Se essa rua fosse minha, eu mandava ladrilhar. É mais ou menos essa a sensação dos moradores e veranistas da Rua Carlos Estevan da Silva, também conhecida pelo antigo nome de Rua da Fé, em Matinhos, no litoral paranaense. Só no último fim de semana, enquanto as pessoas festejavam o início de 2012, quem estava por lá passou boa parte da virada ajudando a desatolar os mais de 20 veículos que não conseguiram terminar o trajeto absolutamente comprometido pela chuvarada e a falta de um escoamento adequado para toda a água acumulada.

Os bloquetes de concreto sinalizam que as obras para resolver o problema já foram iniciadas, porém, a Prefeitura de Matinhos levou mais de um ano para pavimentar pouco mais de 600 metros do trecho que possui dois quilômetros de extensão. “Não choveu durante todo o ano de 2011 para justificar essa obra inacabada. Esse descaso só reforça a suspeita de que apenas a região de Caiobá é contemplada pelas ações do poder público municipal”, acusa o corretor de imóveis Alexandre Wolff, que possui uma casa de veraneio há mais de uma década na rua.

Ele recorda que os problemas começaram há quatro anos, depois que foi feita uma obra de canalização na região central de Matinhos. “Antes chovia, tinha enchente, mas a água escoava normalmente. De 2008 para cá, a rua virou um caos e uma armadilha para os carros que se arriscam a cruzá-la em dias de chuva”, denuncia.

Ele conta que já tentou por várias vezes sensibilizar o poder público municipal, mas não teve sucesso. “É uma insatisfação tão grande que dá vontade de ignorar o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) deste ano, ou pagar apenas o proporcional aos 30% de rua que foram pavimentados”, afirma. Além de se tornar uma rua intransitável em dias de chuva intensa, os moradores temem por acidentes. “Alguns carros aceleram na tentativa de não atolar e nisso aumenta o risco”, aponta.

A Prefeitura de Matinhos foi procurada pelo Paraná-Online e, por meio da assessoria de imprensa, explicou que apenas 5% das obras do município estão em Caiobá. Também insistiu que devido ao mau tempo da semana passada, as obras na Rua Carlos Estevan da Silva foram suspensas, mas deverão ser retomadas na próxima semana.