Bandidos praticam onda de assaltos no bairro Cristo Rei

Moradores do Cristo Rei, nas proximidades da Rua Atílio Bório, estão sofrendo com uma nova onda de roubos na região. Agora, o alvo dos bandidos são os hidrantes de recalque dos edifícios do bairro. Esse equipamento é posicionado na frente das edificações para ser utilizado pelos bombeiros para pressurizar e alimentar o sistema hidráulico preventivo, possibilitando assim que todos os hidrantes de parede tenham água com pressão suficiente para o combate ao fogo. Como o cano de saída do hidrante é feito de cobre, a peça tem sido visada pela bandidagem.

Segundo uma moradora da região, que é síndica de um dos prédios da Rua Atílio Bório, mas preferiu não ser identificada, no último mês quatro prédios da via tiveram seus hidrantes de recalque furtados. “Depois que aconteceu no nosso condomínio, fomos descobrir que em vários outros os mesmos equipamentos tinha sido roubados”, conta.

De acordo com a moradora, os roubos aconteceram todos de madrugada e de maneira muito rápida. “Quando roubaram o hidrante do meu condomínio, eu estava em casa e escutei um barulho forte de metal. Corri na janela e já via a água sendo jorrada pela rua toda e nem deu pra ver um sinal do bandido”, afirma.

Diante da situação, a síndica se viu obrigada a tomar uma atitude para inibir a ação dos ladrões. Há pouco mais de duas semanas, uma grade de aço com a base chumbada no piso foi instalada na caixa do hidrante de recalque. “Não tinha outra solução. Só a peça custou R$ 300. Os cadeados custaram mais R$ 75. A grade, ainda não sei quanto vai nos custar, porque o rapaz que instalou ainda não passou o valor total. Mas é isso que nos resta. Gastar cada vez mais pra nos proteger”, desabafa.

Dona Ana Tereza de Souza mora em um dos prédios da Rua do Herval, que também foi alvo dos ladrões de hidrantes. Ela acredita que os ladrões agem no bairro todo e se escondem debaixo do Viaduto do Capanema. “Eles arrancam a peça e correm para os mocós que têm debaixo do viaduto, onde nem a polícia entra. Assim estamos perdidos, porque fica muito fácil roubar se a polícia não vai atrás”, relata.

Polícia promete investigação

Ainda sem um levantamento de quantos boletins de ocorrência já foram feitos para denunciar os roubos dos hidrantes de recalque na região do Cristo Rei – uma vez que as queixas podem ser registradas em qualquer delegacia e também pela internet – o titular da Delegacia de Furtos e Roubos, Amarildo Antunes, afirmou que irá designar uma equipe para verificar o caso e orienta a população para que não deixe de acionar a polícia. “É preciso procurar a delegacia para começarem as investigações”, destaca. Outra possibilidade é relatar os casos aos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs), que também podem discutir a situação.

Para o delegado, a situação não é novidade, já que os bandidos procuram pelo cobre presente nos objetos para depois vender o material, assim como fazem aqueles que roubam fios de telefone. Mesmo assim, ele pede para que a população fique atenta à ação dos ladrões. “O mais importante tem sido a colaboração da população de ligar para a polícia, passar imagens das câmeras de segurança que ajudam a identificar as pessoas. Mesmo que aconteça de madrugada, os moradores podem acionar a Delegacia de Furtos e Roubos ou a Polícia Militar pelo 190. Desta maneira estamos conseguindo prender muitas pessoas, principalmente receptadores”, diz. O telefone da Delegacia de Furtos e Roubos é 3218-6100.