Greve

Bancos aderem parcialmente à paralisação de 24h

Bancários de todo o País realizam uma paralisação de 24 horas nesta terça-feira (30). Em Curitiba, das 329 agências bancárias, cerca de 92 estão fechadas. Entre elas, a maioria é de agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. Este número pode se alterar ao longo do dia.

A maior parte das agências fechadas estão no Centro e imediações, além dos bairros Portão e Cristo Rei/Alto da XV. Os terminais de auto-atendimento estão funcionando normalmente. Casas lotéricas e agências dos Correios também podem ser usadas para o pagamento de contas.

De acordo com a assessoria do Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região, a paralisação já estava definida desde a assembléia realizada na última sexta-feira (26), quando a categoria reiterou a decisão do Comando Nacional dos Bancários de rejeitar a proposta da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) de reajuste de 7,5% (para uma inflação de 7,15% medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor – INPC) sobre os salários e sobre todas as verbas salariais.

O comando rejeitou a proposta no momento em que foi apresentada, por considerá-la muito abaixo das expectativas da categoria. Uma reunião realizada na noite de segunda-feira (29), no Espaço Cultural e Esportivo dos Bancários, serviu apenas, segundo a assessoria, para organizar a paralisação de advertência. A greve de 24 horas tem o objetivo de pressionar a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) a agendar nova negociação e melhorar a proposta que, de acordo com o sindicato, resulta em apenas 0,3% de aumento real.

A Fenaban afirmou que uma nova reunião foi agendada para quinta-feira (2), quando as negociações serão retomadas.