Água contaminada

Balneabilidade: apenas um ponto no Paraná segue impróprio para banho

Agora tá liberado. Depois de constar como impróprio para banho na semana passada, as águas da altura do Porto de Cima (no Rio Nhundiaquara) e o Terminal Turístico do Rio Paranapanema (no município de Primeiro de Maio, no Norte do Estado), estão aptos para banho e prática de esportes. A divulgação veio por meio do segundo boletim de balneabilidade da temporada de verão 2022/2023 do Instituto Água e Terra (IAT).

LEIA TAMBÉM:

>> Busca por fogos de artifício “silenciosos” cresce em Curitiba; Multa por barulho pode chegar a R$ 100 mil

>> Bar de Curitiba cria bebida “Tchau Bozo”, com cachaça, frutas vermelhas e mais ingredientes

A partir desse boletim, apenas Ponta da Pita, em Antonina, segue impróprio para as atividades. No total, são 55 pontos próprios para banho e prática de esportes no Paraná. Os boletins de balneabilidade são disponibilizados nas sextas-feiras pelo IAT. As amostras de água são coletadas nas segundas-feiras e analisadas durante a semana no laboratório do Instituto, em Curitiba. O serviço é ofertado há mais de 30 anos.

Bandeiras

Os locais próprios são marcados com bandeira azul e os impróprios com bandeira vermelha, indicando contaminação da água pela bactéria Escherichia coli, presente em fezes de animais e humanos. Esses locais podem ser danosos à saúde, com transmissão de bactérias, vírus, dermatite, diarreia, problemas respiratórios, entre outros.