Auditores da Receita querem 30,19% de rajuste salarial

Auditores-fiscais da Receita Federal cruzaram os braços ontem, em adesão à mobilização nacional de protesto contra a recusa do governo em negociar a recomposição salarial. Há quatro anos sem reajuste, a categoria pleiteia aumento de 30,19% nos vencimentos, novos concursos para preencher vagas deixadas por servidores que se aposentaram, melhores condições de trabalho, além da criação de indenização de fronteira, periculosidade e insalubridade.

Em Curitiba, cerca de 150 servidores se reuniram em frente ao prédio do Ministério da Fazenda, no centro. Segundo o Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais (Sindifisco), a manifestação parou serviços como o lançamento de débitos, restituição do imposto de renda em processos individuais e análises de processos de créditos tributários. A área aduaneira do órgão também foi afetada.

Arrecadação

Segundo o vice-presidente da Delegacia Sindical em Curitiba do Sindifisco, Delmar Joel Eich, a operação-padrão e a crédito-zero, realizadas desde 18 de junho, reduziram em 80% o volume de serviços prestados pelo órgão e devem impactar consideravelmente os resultados de arrecadação neste ano. Eich cita que, só no Porto de Paranaguá, estão acumulados cerca de 650 trâmites de importação e 350 de exportação. No porto seco de Foz do Iguaçu, em torno de 1.500 caminhões carregados aguardam na fila de espera de exportação.

Voltar ao topo