Após os avisos, ciclistas passarão a ser multados

A presença de ciclistas em canaletas de ônibus é uma das principais causas de acidentes de trânsito na capital. Em função disso, a Diretoria de Trânsito de Curitiba (Diretran) informa que, a partir de agora, os que forem pegos transitando em vias irregulares estarão sujeitos a multas e apreensão do veículo.

Na manhã de ontem, agentes da Diretran realizaram um trabalho preventivo. Nas ruas, os ciclistas foram abordados, receberam folhetos informativos e orientações sobre os locais corretos de se utilizar bicicletas. “Além disso, receberam dicas de segurança, saúde e dados estatísticos sobre acidentes envolvendo ônibus e bicicletas”, conta a chefe do Núcleo de Educação e Cidadania da Diretran, Maura Moro Barbosa.

Segundo ela, na maioria das vezes, os ciclistas alegam que é melhor transitar nas canaletas, pois o fluxo de veículos é menor. Os acidentes, porém, quando não são fatais, muitsa vezes deixam graves seqüelas não só no condutor da bicicleta, mas também nos passageiros dos ônibus. “Geralmente, o motorista do ônibus não sai machucado. Porém, se ele dá uma freada brusca para evitar a colisão com um ciclista, pode acabar machucando dezenas de passageiros”, afirma. “Devemos lembrar que, entre os passageiros, podem estar crianças, idosos e gestantes”.

Nesta semana serão fixados cartazes informativos em terminais, dentro de ônibus, escolas e empresas que utilizam o serviço de ciclistas. Para evitar transtornos, o conselho é que os condutores de bicicletas, se estiverem em um local onde não haja ciclovia ou acostamento, transitem na lateral direita da pista, no mesmo sentido dos outros veículos. É importante não esquecer de usar equipamentos de segurança, como capacete, luvas, joelheiras, espelho retrovisor esquerdo e campainha. Já os proprietários de veículos automotores, devem lembrar que os ciclistas têm a preferência.

Mais mortos e feridos

De acordo com a Prefeitura, o número de acidentes envolvendo ônibus e bicicletas aumentou 211%, em quatro anos, na cidade de Curitiba. Em 1998, foram nove acidentes. Em 2001, 28. Já o número de feridos cresceu 383%, de seis pessoas feridas há quatro anos, para 29 no ano passado. Dados do Siate indicam que, também em 2001, das 120 vítimas fatais atendidas envolvendo motos, carros, pedestres, ônibus, bicicletas e caminhões, 22 eram ciclistas, o que eqüivale a 18,3% do total.

Andar de bicicleta em vias irregulares é considerado infração média. A multa é de R$ 85,13, além de apreensão do veículo.

Voltar ao topo