Antropólogo pesquisa aldeias paranaenses

O antropólogo francês Igor de Garine, ex-diretor da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), que participou do Fórum Mundial em Porto Alegre, visitará hoje e amanhã aldeias indígenas e acampamentos de sem terras no Paraná para pesquisar hábitos alimentares. Ontem ele proferiu palestra na Universidade Federal do Paraná (UFPR) sobre Alimentação e Cultura Diferencial.

Garine está preocupado com a cultura alimentar principalmente dos povos indígenas, alterada pela influência exterior e necessidades econômicas. Ele disse que há casos de morte de crianças indígenas ligadas a problemas de alimentação. As informações serão repassadas para uma comissão internacional.

Garine observou que muitos alimentos são ingeridos mais por ser um hábito cultural, do que para satisfazer as necessidades do próprio corpo. Ele dá o exemplo de a sociedade moderna tem a tendência de redução nos gastos de energia, mas os alimentos preferidos são os gordurosos e açucarados, cujo valor nutritivo é discutível.

Voltar ao topo