Alunos viram sombra de empresários

Adolescentes de Curitiba trocaram ontem a sala de aula e a tarde livre pelo trabalho. Através do programa Empresário-Sombra por um dia, desenvolvido em todo o mundo pela Associação Júnior Achievement, eles acompanharam a rotina de executivos de sucesso. O objetivo é proporcionar ao jovem uma visão realista do mundo empresarial.

Giancarlo Fiorucci, 16 anos, estudante do 2.º ano do ensino médio, chegou às 9h horas na empresa Cesbe S.A. Engenharia e Empreendimentos. Ele ia passar o dia com o diretor presidente Carlos de Loyola e Silva. Pela manhã ficou sabendo um pouco das atividades realizadas pelo presidente e já sentiu a responsabilidade do cargo que Carlos ocupa. “Não dá para ser alienado, você precisa estar sempre lendo jornais, se informando”, fala.

Mas o empresário-sombra é apenas uma das atividades da Achievement. Antes dos 20 alunos serem escolhidos para participar da atividade, eles passaram durante três meses administrando uma empresa criada por eles. Tiveram que se preocupar com o levantamento de recursos, qualidade do produto escolhido, aluguel dos materiais, salários e até da sala de aula que foi alugada para montar a empresa. Depois foram conferir o que aprenderam com profissionais do setor. Giancarlo pôde perceber alguns erros cometidos por ele e colegas quando montaram a sua empresa de biscoitos meses antes. “Aqui a gente pode ver como funciona de verdade o que aprendemos”, fala. à tarde, Giancarlo participou de uma reunião sindical. “Achei que ia ser chato, mas foi legal. No começo não entendia nada, depois fui me inteirando”, explica.

Carlos também é membro do Conselho Executivo da Achievement no Paraná. “O programa estimula o espírito empreendedor nos jovens”, fala. Os conceitos que ele aprende pode levar para qualquer área. “Se fizer medicina e quiser abrir um consultório terá boa noção de como funciona uma empresa”, fala. Participaram alunos do colégios Marista Santa Maria, Santa Cruz, Inove e Positivo. Segundo Carlos, a intenção é estender para as escolas públicas de todo o Estado.

Voltar ao topo