Protesto

Alunos de medicina veterinária exigem novo hospital

Alunos do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Evangélica do Paraná protestaram na sexta-feira (9) em frente à sede da instituição, na Rua Padre Anchieta, Bigorrilho. Eles reivindicam a construção de hospital veterinário para prática dos estudantes. A manifestação foi pacífica e não prejudicou o trânsito na região.

De acordo com Thayana Queiroz, presidente do centro acadêmico, o curso existe na Evangélica há sete anos e tem uma unidade de saúde há quatro, mas pedem por espaço maior desde o início do ano. “Hoje nós somos a faculdade com o maior número de estudantes em Curitiba e a menor infraestrutura”, argumenta.

No meio da tarde, houve uma reunião entre a superintendência da Sociedade Evangélica Beneficente, mantenedora da faculdade, a coordenação do curso de medicina veterinária e o centro acadêmico. O coordenador do curso, Eros Luiz de Sousa, informou que a faculdade tem unidade de saúde animal que contempla as atividades dos alunos e hospital veterinário vem sendo buscado desde o início do ano, pois é interesse da instituição também.

Negociação

Segundo ele, o problema é achar terreno adequado para construir o hospital, pois existem questões sanitárias e ambientais que devem ser respeitadas. A última negociação emperrou na semana passada. De acordo com Eros, na reunião ficou estabelecido que em fevereiro de 2014 o novo local será entregue. Os alunos aceitaram a proposta e vão participar de reuniões quinzenais para informação do andamento da obra. A manifestação foi encerrada após o anúncio da data de entrega do espaço.