Agenda Latino-Americana combate ações dos EUA

Foi lançada ontem em Curitiba a Agenda Latino- Americana 2004 publicada pela igreja católica desde 1991. Este ano, o tema Como Deveria ser o Outro Mundo Possível, tem como um dos pontos o combate às ações norte-americanas, criticando principalmente a invasão dos Estados Unidos ao Iraque. O evento teve a participação da freira dominicana Kathleen Long, ativista da paz nos estados Unidos. Ela ficou presa durante três meses por lutar pelo fechamento de um centro de formação de militares que cometem abuso contra os direitos humanos.

Cerca de 100 mil exemplares da Agenda devem ser distribuídos pela América Latina e em nove países da Europa. O bispo auxiliar de Curitiba, D. Ladislau Biernaski, afirma que a agenda procura resgatar a história não oficial da América Latina, com seus mártires e movimentos sociais que ao longo da história são abafados. Este ano, eles procuram ressaltar que pessoas em todo o mundo querem mudar a realidade atual e lutar pela implantação do que foi discutido este ano no Fórum Social Mundial, no Rio Grande do Sul. A freira dominicana diz que muita gente é contra a posição que os Estados Unidos vem adotando diante do mundo e que depois dos ataques terroristas de 11 de setembro ficou mais difícil protestar.

Este ano, ela e outros manifestantes cumpriram pena de três meses por realizar manifestações contra a US Army School of the Américas, que existe desde 1946 e formou vários militares responsáveis pela morte de milhares de pessoas na América Latina. O protesto vem ocorrendo, todo ano, desde 1989 depois da mortes de seis padres jesuítas em El Salvador, por soldados que foram treinados no local. Hoje, a maior parte dos soldados em treinamento são colombianos. Outros religiosos também foram condenados por manifestações. Três irmãs com idade entre 55 e 70 anos vão ter que cumprir pena de quase três anos. Elas entraram em uma base militar durante um protesto pacifista.

Na agenda também há textos onde se discute a formação da Alca (Área Livre de Comércio das Américas), a corrida armamentista e teorias econômicas que tragam mais igualdade social entre os povos. Quem quiser adquirir um exemplar em Curitiba ou Região Metropolitana deve ligar para a Comissão Pastoral da Terra (41) 224-7433. O preço é R$ 10,00.

Voltar ao topo