Palocci diz esperar queda da taxa Selic na quarta-feira

O ministro da Fazenda, Antonio Palocci, disse hoje que espera redução na taxa básica da economia (Selic) na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central marcada para amanhã e quarta-feira. A decisão sobre a Selic sai na quarta-feira, a partir das 18h. Segundo o ministro, a queda nos juros é uma decisão tomada já na meta de inflação para o ano que vem. “Na medida em que o comportamento dos indicadores forem favoráveis, os juros vão caindo naturalmente. Agora, a decisão da queda de juros é uma decisão técnica que só cabe ao Copom”, ressaltou Palocci.

Mesmo sem arriscar índices, uma vez que o ministro deixou claro que não comenta decisões técnicas do Copom, Palocci garantiu que a queda nos juros é uma das metas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Vamos trabalhar para que ao longo do tempo o Brasil possa ter juros menores. Esse é o objetivo da política econômica do governo. Fazer com que ao longo do tempo a gente possa ter os investimentos que o Brasil precisa, o crescimento que o Brasil busca e, certamente para isso, ter uma estrutura macroeconômica que faça os indicadores do país evoluírem favoravelmente”, enfatizou o ministro.

Na avaliação de Palocci, “tudo” evoluiu favoravelmente em 2003 para que os juros pudessem cair. “Vamos continuar trabalhando para que isso prossiga”, concluiu.

Hoje pela manhã, o vice-presidente José Alencar, em seminário na cidade de São Paulo, ressaltou que os juros estão altos demais, mesmo se comparado aos juros praticados em países com economia próximas da brasileira.

Voltar ao topo