“Os Simpsons” e “South Park” serviram de inspiração

A idéia por trás de "Happy Tree Friends" não é nova. "Os Simpsons", de Matt Groening, e "South Park", da dupla Trey Parker e Matt Stone, já matam personagens e os ressuscitam a cada episódio por mais tempo. Em "Os Simpsons", faz quase tanto sucesso quanto Bart, Homer e companhia o desenho animado que aparece durante o programa do palhaço Krusty. "Comichão e Coçadinha" é estrelado pelo rato Coçadinha e o gato Comichão (Itchy e Scratchy no original). A cada episódio do desenho, do qual Bart e Lisa são fãs ardorosos, o camundongo Itchy inventa uma maneira engenhosa de matar o rival Scratchy. Assim como em "Happy Tree Friends", os desenhos freqüentemente parodiam filmes Matt Groening, o criador dos "Simpsons", já usou o desenho para parodiar Mickey Mouse e a Disney, numa paródia de "Steamboat Willie". O desenho ficou tão popular que, mesmo sendo parte secundária do universo do Simpsons, ganhou duas versões próprias para os videogames da Nintendo e da Sega.

Já em "South Park", a vítima é o personagem Kenny, morto em quase todo episódio, seja por um vírus ou um meteoro. Virou bordão a frase dita por seus amigos, "Oh, meu Deus, mataram o Kenny!"; sempre complementada por Kyle, "Seus bastardos." Kenny chegou a ser substituído na sexta temporada por Leopold "Butters" Scotch, mas voltou no ano seguinte.

Em "Happy Tree Friends", no entanto, a morte não está restrita a apenas um personagem. E mesmo não tendo a densidade de South Park e Simpsons, vários personagens parodiam momentos da história norte-americana, como Flippy, um veterano de guerra que, ao menor sinal de algo que o relembre da guerra, sai matando indiscriminadamente os outros animais do desenho.

Voltar ao topo