O Brasil que dá certo; o Brasil que dará certo

Líder nas exportações de carne bovina. Maior produtor mundial de soja. De suco de laranja. Café. Do Brasil do campo, do Brasil rural, nos orgulhamos. Cada vitória no campo é uma vitória de todos os brasileiros. Cada conquista, um exemplo a ser seguido. Um exemplo de um país rico e promissor.

Infelizmente, o país como um todo não compartilha as vitórias conquistadas na agropecuária. A cada dia, a cada minuto, o tamanho da nossa economia diminui. O Brasil já foi a sétima maior economia mundial. Hoje, ocupamos a décima quinta posição. E caindo.

Compreensível. Em que pesem as políticas voltadas a exportação, ao mercado externo, o nosso país carece de esforços voltados a produção científica. E sem produção científica não existe registro de patentes. Não existe exportação de produtos de elevado valor agregado. Sem produção científica, continuamos importadores de tecnologia.

Países que poucas décadas atrás registravam menos patentes que o Brasil a muito nos superaram e já colhem com o perdão do trocadilho uma rica colheita de royalties. Coréia do Sul; Espanha. Países que estavam muito atrás de nós na corrida tecnológica nos deixaram comendo poeira.

Investir em produção científica é investir em ciência. E não se investe em ciência de cima para baixo. Investe-se em ciência nas escolas, na base, na criançada. Investe-se em ciência criando em cada brasileirinho, em cada brasileirinha, o gosto pela descoberta, pelo novo, pela invenção. Para exportar o Brasil precisa de cientistas. De jovens cientistas.

Enquanto nossas escolas primárias não permitiriam às nossas crianças sonhar em ser astronautas, paleontólogos, bioquímicos, neurocirurgiões, continuaremos uma nação dependente. E às nossas crianças nunca será dado o direito de sonhar.

Aristides Athayde

é advogado, professor de Direito Internacional da Faculdade de Direito de Curitiba, mestre pela Northwestern University Chicago, Former Chairperson da Câmara de Comércio Brasil EUA (AMCHAM), membro da Câmara de Comércio Franco Brasileira e da ICC International Chamber of Commerce.

aristides@aristidesathayde.com.br

Voltar ao topo