Na estrada do conhecimento e a educação dos trabalhadores

O Instituto São Cristóvão, organização não governamental, criado e mantido pela Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Paraná, desenvolve estudos e pesquisas sobre tecnologias alternativas, produção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos, produção e edição de material educacional, estimulando atividades destinadas à melhoria do ensino, pesquisa e extensão. Propõe-se a contribuir para a melhoria do ensino e qualidades inerentes em todos os níveis e auxiliar no processo de melhoria da formação do sentimento de brasilidade e cidadania. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação enfatiza que a educação deve estar relacionada ao mundo do trabalho e à vida em sociedade, preparar para o trabalho e a cidadania, no contínuo aprendizado no decorrer da vida, em especial no aprimoramento como pessoa humana através da formação ética, da independência intelectual e do pensamento crítico.

Na Estrada do Conhecimento: dentre seus projetos, destaca-se a proposta inédita e de largo alcance educacional intitulada ?Na Estrada do Conhecimento?, destinada a ?contribuir para a elevação do grau de escolaridade dos trabalhadores em transportes rodoviários, privilegiando os motoristas de caminhões e ônibus que trafegam em rodovias e se ausentam de suas cidades e residências por longos períodos, em conseqüência, não podem freqüentar o ensino presencial. Tem como foco central oportunizar a esses trabalhadores o acesso à educação, principalmente àqueles que por um motivo ou outro interromperam seus estudos e necessitam atualizar-se para as inovações tecnológicas vigentes?. Na exposição básica do projeto, indica, como exemplo, que ?os veículos cada vez mais informatizados, com computadores de bordo e rastreamento via satélite, exigem dos motoristas um grau de escolaridade elevado para poderem operar esse tipo de equipamento no cotidiano. Além disso, é comum as empresas de transporte exigirem cada vez mais um nível de escolaridade compatível com o mercado, deixando os motoristas com baixo grau de escolaridade que exercem essas funções em inferioridade para competir, com dificuldade em conseguir emprego ou até se manterem no mesmo?.

Alternativa educacional: O projeto aborda uma questão essencial para os trabalhadores que é a de lhes oferecer uma alternativa viável face seu sistema de trabalho. Enfatiza o projeto que ?na atual conjuntura, não há muita alternativa para aqueles que não tiveram oportunidade de estudar, ou tiveram que fazer opções entre os estudos e o trabalho. Sabe-se que o campo de trabalho é reduzido para analfabetos funcionais, pois as empresas fazem valer suas exigências. No momento, há um grande contingente de pessoas desempregadas, bem como, uma grande parcela da população trabalhadora está com dificuldades em permanecer em seus trabalhos devido ao processo de transição e as novas tecnologias. Para contemplar esta população menos privilegiada é que se justifica a necessidade da existência do projeto Na estrada do Conhecimento. Projeto este que pretende trocar o cenário da realidade dos motoristas trabalhadores em transportes rodoviários e também elevar a auto-estima dos mesmos, oferecendo-lhes oportunidades reais e sinceras de concluírem seus estudos. Sabemos que no Brasil, os índices de fatalidades na circulação viária são superiores a dos países desenvolvidos, pois é de conhecimento que nestes países o grau de escolaridade entre motoristas é superior ao do nosso país. Sendo assim presenciamos a necessidade de propiciar uma educação voltada a esta classe. A educação inclui a percepção da realidade e a adaptação, assimilação e incorporação de novos hábitos e atitudes frente ao trânsito, enfatizando a co-responsabilidade governo e sociedade, em busca da segurança e bem estar. Neste âmbito, o Instituto São Cristóvão, preocupado com o bem estar social, vê a necessidade da educação conciliada com o trânsito, que ultrapasse a mera transmissão de informações, tendo como foco o ser humano. Trabalhando a possibilidade de mudança de valores, comportamentos e atitudes, as resoluções do Conselho Nacional de Trânsito e o Código de Trânsito Brasileiro, exigem cursos de aperfeiçoamento ao motorista de transporte coletivo de passageiros, transporte de escolares, transporte de produtos perigosos e transporte de veículos de emergência, mas as instituições credenciadas para realização destes cursos encontram dificuldades devido ao fato de que os motoristas possuem um baixo grau de escolaridade, não obtendo assim um aproveitamento desejado?.

Escolaridade dos motoristas: Os dados apresentados pelo Instituto São Cristovão sobre a escolaridade dos motoristas retrata uma realidade preocupante. Pesquisa realizada no Paraná, dados de 2002, pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos, revela elevado número de motoristas trabalhadores em transportes rodoviários com baixo grau de escolaridade. A pesquisa face a 81.549 motoristas trabalhadores em transportes rodoviários constatou: analfabetos,449; 4ª série incompleta, 4.834; 4.ª série completa, 13.510; 8.ª série incompleta, 17.800; 8.ª série completa, 23.838; ensino médio incompleto, 9.363; ensino médio completo, 11.121; superior, 634. Com esses dados, o Instituto chegou a conclusão da necessidade da elaboração de um projeto diferenciado, Na Estrada do Conhecimento, que visa suprir a necessidade do público em questão. Afirma a proposta: ?Diferenciado pelo fato de que o motorista trabalhador em transportes rodoviários terá a possibilidade de conciliar trabalho e estudo conforme sua disponibilidade de horários e locais. Exemplo, enquanto aguarda o carregamento/descarregamento o motorista poderá aproveitar seu tempo, dedicando-se aos estudos. Portanto é inegável a necessidade de alimentarmos uma educação próxima dos motoristas, capaz de aguçar a criatividade, de despertar o gênio inventivo, de aperfeiçoar o caráter, bem como a capacidade de resistência e adaptação?.

Objetivos do projeto: Destaca a exposição os objetivos do projeto: ?Contribuir no processo de elevação do grau de escolaridade e de conhecimento dos motoristas em transportes rodoviários, disponibilizando para esses, o direito de acessibilidade ao saber (educação) sistematizado (institucional), dando-lhes condições de inserir-se e manter-se no mercado de trabalho e, como cidadão, o direito de ir e vir, questionar, atuar como ser reflexivo, pensante e participativo. Pretende-se desenvolver uma cultura mais solidária, com a formação de cidadãos capazes de pensar numa sociedade mais justa, igualitária, onde todos tenham a noção de preservar o meio ambiente e respeitar os direitos de todos, não importando credo, raça ou posição social. Afinal, esses, entre outros são os objetivos da Declaração do Milênio aprovada pelas Nações Unidas em setembro de 2000. O Brasil, em conjunto com os países membros da ONU, assinou o pacto e estabeleceu um compromisso compartilhado com a sustentabilidade do Planeta. Fazer com que o aluno perceba que a sua vivência está relacionada com as diversas áreas do conhecimento científico, a interdisciplinaridade, pois ao transportar ele estará se deslocando e para saber seu destino está usando a geografia, para saber valores utiliza um cálculo matemático e para se comunicar utiliza a linguagem?.

Organização do Projeto: O projeto tem como coordenadora a professora e mestre em educação Maria Aparecida da Silva e autoras as professoras Liliam Cristiane Beal, Luciana Tavares, Rejane Vezoli e Scheyla Cadore. A presidência do Instituto São Cristovão é exercida pelo dirigente sindical Josiel Tadeu Teles e a presidência da Fetropar por Epitácio Antônio dos Santos. O projeto foi encaminhado ao deputado federal paranaense e professor do CEFET, Irineu Colombo, membro da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, visando abrir condições institucionais para a implementação da proposta.

E.mail: edesiopassos@terra.com.br

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