Tempestade tropical Tomas ameaça a Jamaica e o Haiti

O governo do Haiti fez um alerta a centenas de milhares de desabrigados que estão vivendo em tendas e barracas de lonas para que se abriguem em edifícios mais sólidos, à medida que a tempestade tropical Tomas se aproxima da ilha de Hispaniola com chuvas e ameaça provocar enchentes. Muitos haitianos, contudo, permaneceram nos campos de refugiados, seja por falta de opções para onde ir ou para proteger seus poucos pertences.

A tempestade Tomas deverá atingir as províncias do leste da Jamaica e então retomar força de furacão antes de passar perto da costa oeste do Haiti no começo da manhã da próxima sexta-feira, com chuvas pesadas, de acordo com o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos.

O governo do Haiti fez um apelo para que a população deixe os campos de refugiados, ocupados por cerca de 1 milhão de pessoas após o devastador terremoto de 12 de janeiro. Enquanto os céus escureciam em Porto Príncipe na manhã de hoje e as lonas balançavam movidas pelos ventos, um policial no campo de refugiados de Corail-Cesselesse gritava em um megafone: “O furacão não é brincadeira! Vocês precisam sair daqui!”.

O governo haitiano afirma que mais de mil abrigos estão disponíveis, mas isso se refere apenas a qualquer edifício sólido o suficiente para suportar os fortes ventos de um furacão. O Escritório para a Coordenação de Assuntos Humanitários das Nações Unidas disse que é necessário identificar prédios seguros a tempestades.

“Nós estamos usando o rádio para dizer às pessoas que se elas não têm para onde ir, mas tem amigos e família, elas precisam se mover para um prédio que seja seguro”, disse Nadia Lochard, funcionária da defesa civil em Porto Príncipe.

Ao meio-dia de hoje (horário local), a tempestade Tomas tinha ventos máximos sustentados de 45 quilômetros por hora. Tomas tinha seu centro 475 quilômetros a oeste-sudoeste de Porto Príncipe e se movia a 13 quilômetros por hora. A passagem de Tomas matou pelo menos 14 pessoas na ilha caribenha de Santa Lucia, quando o fenômeno tinha força de furacão no sábado passado. As informações são da Associated Press.