Terror!

Síria deve ter evacuação em massa após explosão matar 126 pessoas

Mais de 3 mil pessoas devem deixar quatro áreas da Síria neste domingo como parte de um programa de transferência brevemente montado um dia depois de uma explosão a qual deixou mais de uma centena de mortos.

A Organização das Nações Unidas (ONU) não está supervisionando a transferência de pessoas, que envolve residentes dos vilarejos pró-governo de Foua e Kfarya e das cidades comandadas pela oposição Madaya e Zabadani. Os quatro locais estão sob cerco há anos.

Rami Abdurrahman, que comanda o Observatório Sírio para Direitos Humanos, sediado no Reino Unido, e a rede de TV Al-Manar afirmam que 3 mil pessoas deixarão Foua e Kfarya enquanto 200 pessoas, a maioria deles combatentes, vai sair de Zabadani e Madaya.

Abdurrahman afirmou que a explosão de sábado matou 112 pessoas. Ele disse ainda que 98 dos mortos eram de Foua e Kfarya.

O coordenador da ONU, Stephen O’Brien, afirmou que estava “horrorizado” com a explosão e que as Nações Unidas – embora o órgão não esteja envolvido com a transferência – podem aumentar apoio à população sendo transferida. Fonte: Associated Press.