Rebeldes derrotam forças de Kadafi no leste da Líbia

Rebeldes da Líbia afirmaram hoje que repeliram forças leais ao governante Muamar Kadafi que tentaram retomar a estratégica cidade de Brega, no leste do país, usando tanques e pesada artilharia oficial. Brega abriga instalações de várias companhias petrolíferas.

Os rebeldes empurraram as forças oficiais para fora de Brega e controlam novamente a cidade, disseram vários líderes na cidade de Ajdabiya, que fica a 40 quilômetros de distância. “Brega está agora sob total controle da revolução”, disse um general de polícia em Ajdabiya, pedindo anonimato. “As pessoas foram de Ajdabiya para ajudar.” Mehdi Suleiman Hussein, um combatente vindo de Ajdabiya, disse à France Presse que “as forças de Kadafi chegaram em Brega e lutaram, mas agora elas estão recuando”. Segundo ele, alguns “mercenários” ainda lutam contra os rebeldes.

Mais cedo, um morador de Brega, que fica 200 quilômetros a oeste da principal cidade do leste do país, Benghazi – também controlada pelos rebeldes -, disse que as forças de Kadafi entraram de modo violento na cidade portuária. Segundo ele, ainda havia violentos confrontos em andamento em Brega.

De acordo com a agência Associated Press, Ahmed Jerksi, gerente da companhia petrolífera Sirte, que controla as instalações desse setor em Brega, afirmou mais cedo que as forças de Kadafi retomaram o controle das instalações petrolíferas de madrugada, sem usar a força. Cerca de quatro mil pessoas trabalham no setor em Brega, segundo a AP. A agência afirma que há um posto de controle rebelde perto das instalações petrolíferas, mas não há relatos sobre confrontos nessa área. Jerksi disse que a principal preocupação agora é manter o controle das instalações petrolíferas.

A rede Al-Jazeera informa, em seu site, que as forças de Kadafi retomaram duas importantes cidades no noroeste do país, Gharyan e Sabratha.

Explosão

Um caminhão-tanque com gasolina explodiu hoje perto da área onde vive Kadafi em Trípoli, informou um correspondente da France Presse. A causa da explosão não estava ainda clara, mas aparentemente não havia vítimas. A explosão ergueu chamas de até quatro metros, perto de uma mesquita e de um hotel da capital do país. Centenas de partidários de Kadafi foram até o local da explosão, muitos carregando retratos dele, enquanto outros levavam metralhadoras.

Kadafi comanda a Líbia há mais de quatro décadas. Em meio aos protestos contra seu regime, ele perdeu o controle de boa parte do país, apesar de uma sangrenta reação de suas forças contra os rebeldes que pedem o fim do regime. Trípoli continua sob o controle de Kadafi e em geral está pacífica. As informações são da Dow Jones e da Associated Press.