Presidente romeno indica conselheiro do BC para premier

O presidente da Romênia, Traian Basescu, indicou hoje um conselheiro do banco central do país para o cargo de primeiro-ministro, dois dias depois da queda do governo. Lucian Croitoru, de 52 anos, é conselheiro de política monetária do respeitado presidente do Banco Nacional da Romênia, Mugur Isarescu. Ele trabalha na instituição há 11 anos. O Parlamento vai votar a indicação Basescu, mas é pouco provável que ele consiga a maioria que precisa.

O Parlamento e Basescu enfrentam divergências há anos. Líderes do Partido Liberal disseram que votarão contra a candidatura de Croitoru e seu governo. O líder social-democrata Mircea Geoana criticou a nomeação como falta de respeito ao que a maioria dos partidos políticos deseja. Três legendas que detém a maioria parlamentar indicaram ontem o prefeito da cidade de Sibiu, Klaus Johannis, como candidato à chefia de governo.

Croitoru, que foi o representante da Romênia no Fundo Monetário Internacional (FMI) entre 2003 e 2007, afirmou que suas prioridades serão o respeito aos acordos que o país tem com o FMI, o Banco Mundial e a União Europeia (UE). “A crise econômica afetou a Romênia de forma profunda”, disse. Croitoru tem dez dias para formar um governo, que então será votado pelo Parlamento.

Basescu afirmou que a experiência econômica de Croitoru significa que ele terá facilidade para lidar com o FMI, que fez um empréstimo de US$ 17,1 bilhões ao país para ajudar no pagamento dos salários do funcionalismo público e das pensões.

O fundo informou que está “seguindo de perto os acontecimentos políticos” e não antecipou qualquer alteração em sua política para a Romênia, segundo um comunicado do chefe do FMI para o país, Jeffrey Franks. De acordo com o documento, uma equipe do FMI vai visitar a Romênia assim que um novo governo for empossado. O Parlamento derrubou o governo na terça-feira após votar uma moção de desconfiança.