Prefeito venezuelano diz que vídeo com Farc é montagem dos EUA

Caracas – O prefeito da cidade venezuelana de Maracaibo, Gian Carlo Di Martino, definiu como "uma montagem realizada pelo governo dos Estados Unidos" o vídeo que o mostra levando mantimentos para supostos guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e do Exército de Libertação Nacional (ELN), o segundo maior grupo guerrilheiro colombiano.

O vídeo foi divulgado na última semana pela rede de televisão do Estado venezuelano de Zulia. Di Martino assegurou que as pessoas que foram filmadas "são beneficiários e líderes comunitários que organizam iniciativas" para a melhoria da região, e não guerrilheiros.

O secretário do governo do Estado de Zulia, Nelson Carrasquero, definiu como "contraditórias" as justificativas do prefeito de Maracaibo e pediu a intervenção da Justiça no caso.

Di Martino, que é filho de imigrantes italianos, surpreendeu-se com as reações provocadas pelo vídeo, que, segundo ele, "não prova nada", e se perguntou por quê as mesmas pessoas que agora o acusam nunca apoiaram as denúncias feitas pelo prefeito contra paramilitares colombianos que usam o Estado de Zulia para transportar cocaína a outras regiões.

Voltar ao topo