Paquistão pode acusar americanos presos de terrorismo

A polícia do Paquistão afirmou hoje que planeja pedir ao tribunal que acuse de terrorismo os cinco jovens norte-americanos detidos no início de dezembro. “Estamos certos de que esses cinco norte-americanos queriam realizar ataques no Paquistão e vamos pedir prisão perpétua para eles”, disse Tahir Gujar, investigador da cidade paquistanesa de Sargodha.

Os jovens muçulmanos, originários da região de Washington, capital dos Estados Unidos, foram capturados em Sargodha, a leste do país. O caso aumentou os temores de que ocidentais estejam viajando para o Paquistão para se juntar a grupos extremistas.

Segundo Gujar, a polícia quase concluiu sua investigação e que os homens devem comparecer a um tribunal antiterrorista da cidade no dia 4 de janeiro. Sob o sistema judiciário paquistanês, a polícia recomendou as acusações durante a audiência no tribunal realizada na segunda-feira. Porém, o tribunal pode não acusá-los imediatamente e os cinco devem ter tempo para preparar suas defesas.

Gujar não disse quais eram os alvos dos homens de acordo com a polícia. As autoridades disseram que os cinco rapazes tinham um mapa da barragem de Chashma, um complexo que inclui um reservatório de água e outras estruturas na populosa província de Punjab. Ela está localizada perto de instalações nucleares, a cerca de 200 quilômetros a sudeste da capital, Islamabad.

A polícia paquistanesa e funcionários do governo fizeram uma série de alegações, algumas vezes contraditórias, sobre as intenções dos cinco, enquanto funcionários norte-americanos têm sido bem mais cautelosos embora eles também queiram acusá-los.

Funcionários dos dois países disseram que acreditam que os homens serão, eventualmente, deportados para os Estados Unidos, mas acusá-los no Paquistão pode atrasar o processo.

Voltar ao topo