Obama suspende nomeação de general envolvido em caso Petraeus

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, suspendeu a nomeação do general John Allen como comandante supremo aliado na Europa, informou nesta terça-feira a Casa Branca.

O porta-voz de segurança nacional, Tommy Vietor, disse que Obama “continua focado no pleno apoio às tropas americanas e aos aliados no Afeganistão”, onde Allen “segue comandando como o fez de maneira tão boa por mais de um ano”.

Allen se viu envolvido, de uma forma ainda não esclarecida, no escândalo que levou à renúncia, na semana passada, do ex-general David Petraeus de seu cargo de diretor da Agência Central de Inteligência (CIA).

Petraeus renunciou após reconhecer uma relação extraconjugal. A imprensa americana identificou a suposta amante como Paula Broadwell, biógrafa do até há poucos dias principal responsável pelos serviços secretos americanos.

Aparentemente, o general Allen manteve uma intensa comunicação com Jill Kelley, amiga da família de Petraeus e a quem Broadwell teria feito mensagens ameaçadoras.

O general Allen, do Corpo de Infantaria da Marinha, e de 58 anos de idade, assumiu em julho de 2011 o comando das forças dos Estados Unidos e da Força Internacional de Assistência para a Segurança no Afeganistão, como sucessor do general David Petraeus.

Voltar ao topo