Incrível

Nasa revela que encontrou uma segunda lua na órbita terrestre

O universo é tão misterioso e fascinante que não é exagero quando se diz que conhecemos menos de 1% dele, em que pese todos os avanços tecnológicos.

E uma descoberta acaba de confirmar isso. A Nasa (agência espacial americana) anunciou ter encontrado uma segunda lua na órbita terrestre. Isso mesmo: um segundo corpo celeste, que orbita num curso elíptico, a uma distância entre 38 a 100 vezes a distância da Terra da Lua, ou 14 milhões a 40 milhões de quilômetros de nós.

A segunda lua é bem menor do que a nossa já conhecida Lua e tem uma trajetória irregular. Seu movimento de translação ao redor do Sol leva 365,93 dias, o que é um pouco mais do que o tempo que o nosso planeta precisa para realizar o mesmo movimento.

O asteroide foi avistado pela primeira vez em 27 de abril deste ano, com o uso do telescópio espacial Pan-STARRS 1, que fica no Havaí, o asteroide tem 36,5 metros de diâmetro.

O curioso é que a segunda lua está girando em torno de nós há um século e só agora foi percebida. A estimativa é que ela permaneça nessa órbita durante várias centenas de anos.

A grande questão para físicos e cientistas é: qual é função da segunda lua? A Lua titular, por assim dizer, com sua força gravitacional regula as marés, que são vitais para os padrões climáticos, além de estabilizar o eixo da Terra e o plano de órbita do planeta em volta do Sol.

Mas e o que faz a segunda lua? Eis aí um vasto campo de estudos a ser explorado.

Enquanto isso não acontece, veja como é órbita da segunda lua: