Mexico investiga sumiço de 17 pessoas

As autoridades do estado de Guerrero, no México, confirmaram que estão investigando o desaparecimento e o possível sequestro de 17 pessoas do povoado de Cerro Verde, no município de Tecpan de Galeana.

A organização civil Frente Livre Hermenegildo Galeana denunciou que no último dia 17 um grupo de homens armados passou pela comunidade, entrou à força em diversas casas e raptou várias pessoas, inclusive crianças e mulheres.

O responsável pela Procuradoria Geral local, César de Los Santos, disse que já foi feita uma denúncia formal e estão sendo realizadas as primeiras investigações, mas não houve avanços porque faltam pistas sobre o paradeiro dos desaparecidos.

Segundo testemunhas, algumas pessoas raptadas pertenciam à mesma família. Sabe-se que entre os sequestrados estão Emiliano Santos Peñaloza, sua esposa, Rocio Orozco Torres, e seus três filhos, além de Moisés Santos, sua esposa, Lucía Flores, e seus três filhos.

O governador de Guerrero, Ángel Aguirre, afirmou que policiais locais e federais estão realizando uma verdadeira “caça humana” na Serra de Tecpan de Galeana para encontrar a localização das pessoas desaparecidas.

A região onde ocorreram os sequestros é conhecida por ter uma intensa atividade de grupos criminosos dedicados ao narcotráfico.

Voltar ao topo