Memória do 11 de Setembro esfria campanha nos EUA

O sétimo aniversário dos atentados de 11 de Setembro esfriará por um dia a disputa eleitoral entre os candidatos à Presidência dos Estados Unidos. O democrata Barack Obama e o republicano John McCain devem aparecer juntos e aceitaram suspender a veiculação de propaganda política em homenagem aos quase 3.000 mortos nos atentados de sete anos atrás.

Nenhum dos dois candidatos organizou atos políticos para esta quinta-feira. Os ataques de 11 de Setembro transformaram os Estados Unidos em diversos aspectos. Um deles é que, a cada aniversário da tragédia, os candidatos a cargos públicos em campanha esforçam-se por fazer a homenagem mais adequada às vítimas do pior ataque já perpetrado contra a porção continental dos EUA.

A expectativa é de que Obama e McCain visitem na tarde desta quinta o marco zero de Nova York, onde antes erguiam-se as torres gêmeas do World Trade Center. Os dois prédios foram atingidos por aviões controlados por extremistas islâmicos e foi ali que ocorreu o maior número de mortes. Depois, eles se apresentarão em um fórum da Universidade de Columbia para manifestar suas posições sobre o serviço público.