Incêndio atinge terminal da PDVSA na ilha de Bonaire

Um raio provocou ontem um incêndio em dois tanques de um terminal de estocagem de petróleo Bopec da Petroleos de Venezuela (PDVSA), na ilha de Bonaire. Um dos tanques continuava a queimar hoje, e as operações no terminal estavam interrompidas.

Reynold Janga, chefe dos bombeiros da ilha caribenha, disse por telefone que a corporação parou de tentar extinguir o incêndio no tanque de estocagem que continha nafta, um derivado do petróleo altamente inflamável. “Nós decidimos permitir que o combustível do tanque queime completamente”, afirmou. “O problema é que não temos espuma (para combate a incêndio) suficiente na ilha e a quantidade de nafta é muito grande.”

O outro tanque que pegou fogo continha petróleo bruto, que é menos inflamável, e o incêndio foi rapidamente controlado ainda ontem. O chefe dos bombeiros disse que não houve feridos e que os funcionários da Bopec foram retirados do local. O transporte de mercadorias que saem e chegam ao terminal está interrompido, disse ele. “Havia dois navios ancorados quando o fogo começou e imediatamente os enviamos embora por questões de segurança.”

Um comunicado da PDVSA, que é proprietária do terminal nas Antilhas Holandesas, alegava que os dois tanques continham nafta. Funcionários da empresa não puderam ser contatados para esclarecer a informação. Embora o tanque com nafta continuasse a queimar, o chefe dos bombeiros disse estar confiante de que as chamas não se espalhariam. As informações são da Dow Jones.

Voltar ao topo