Fay pode virar furacão antes de atingir a Flórida

A tempestade tropical Fay atravessava nesta segunda-feira (18) a região central de Cuba em meio a previsões de que o fenômeno se transformaria em furacão no percurso entre o arquipélago cubano e a Flórida. As chuvas torrenciais e os fortes ventos obrigaram as autoridades cubanas a removerem a população de dezenas de comunidades, a cancelar festas do carnaval local e a emitir um alerta de inundações. Não há informações sobre vítimas em Cuba.

Pelo horário de Brasília, na manhã desta segunda Fay encontrava-se no litoral norte do oeste de Cuba. O olho da tempestade passava perto de Varadero (cerca de 125 quilômetros ao leste de Havana) e já estava a cerca de 160 quilômetros de Key West, na Flórida. A tempestade dirigia-se a noroeste a 19 quilômetros por hora. Os ventos tinham velocidade sustentada de 100 km/h.

Durante o fim de semana, a tempestade provocou cinco mortes confirmadas em sua passagem pela Ilha Hispaniola, dividida pelo Haiti e pela República Dominicana. Um deputado haitiano informou que um ônibus com 43 pessoas a bordo foi levado pela torrente ontem ao tentar atravessar um rio que havia transbordado durante a passagem da tempestade tropical pelo país. “Apenas 13 pessoas foram encontradas com vida e teme-se que pelo menos 30 tenham morrido no incidente, ocorrido no sul do Haiti”, disse o deputado Arcluche Louis-Juene.

Os mantenedores de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) ainda não dispõem de informações para comentar o acidente e funcionários da defesa civil haitiana não foram encontrados nesta segunda-feira  pela manhã.

Meteorologistas do Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos previam que Fay atingiria um conjunto de ilhas no litoral da Flórida ainda hoje. A expectativa dos cientistas é de que a tempestade ganhe força de furacão. A Flórida declarou estado de emergência e os visitantes foram orientados a deixar as ilhas conhecidas como Keys antes da chegada da tempestade. As informações são da Dow Jones e da Associated Press.