Eslovenos vão às urnas para eleição presidencial

Cerca de 1,7 milhão de eslovenos estão convocados a irem às urnas neste domingo para escolherem, entre três candidatos, aquele que será o presidente do país nos próximos cinco anos.

As pesquisas no país apontam que a eleição não será definida já neste fim de semana e será necessária a realização do segundo turno, que, caso confirmado, acontecerá no dia 2 de dezembro. O atual presidente, Danilo Türk, deverá ser o mais votado, seguido pelo ex-primeiro-ministro Borut Pahor.

Segundo algumas previsões, Pahor poderia derrotar Türk no segundo turno, mas, por enquanto, a única certeza que se tem na Eslovênia é que a disputa entre os dois será muito parelha.

Diplomata de longa carreira e especialista em Direito Internacional, o atual presidente, de 60 anos, é novamente candidato independente, apoiado pelas legendas Eslovênia Positiva (PS) e Partido dos Aposentados (DeSUS).

Chefe de Governo entre 2008 e 2011, Pahor, de 49 anos, é o candidato dos Social-Democratas (SD), do qual foi líder durante 15 anos, e da Lista Cívica de Gregor Virant (CLGV).

O outro candidato à Presidência da Eslovênia é o deputado no Parlamento Europeu e ex-ministro da Educação Milan Zver, de 50 anos. Ele representa o conservador Partido Democrata Esloveno (SDS) e seu parceiro na coalizão de governo, o Nova Eslovênia (NSi).

Voltar ao topo