Em SC, 1,7 mil chilenos não conseguem voltar para casa

Cerca de 1,7 mil turistas chilenos em Balneário Camboriú, em Santa Catarina, que deveriam ter retornado ao seu país neste fim de semana, estão sendo encaminhados pela prefeitura a hotéis, até que os aeroportos no Chile voltem a operar.

Segundo a prefeitura, os turistas estão com pacotes turísticos vencidos em cerca de 15 hotéis. Baseado no artigo 178, combinado com o artigo 183 da Lei Orgânica Municipal, o prefeito Edson Piriquito decretou ontem Estado de Vulnerabilidade Temporária, visando a garantir a integridade desses turistas.

“No momento em que fomos informados do problema, já colocamos a nossa equipe para trabalhar, criando um comitê de crise e buscando uma solução com o governo do Estado”, afirmou o prefeito, acrescentando que a Defesa Civil está apoiando o município para encontrar uma forma de repassar recursos do Fundo Estadual e auxiliar nos custos que o município terá com essa operação.

“Nós não podemos deixar essas pessoas desabrigadas, sem hotel e sem alimentação. Muitas vieram com o dinheiro contado para apenas os dias do pacote turístico. E o poder público tem essa obrigação, porque, além de serem seres humanos, é a imagem de nosso município e nosso Estado que está em jogo”, disse.

O prefeito destacou ainda que alguns hotéis estão sendo parceiros das operadoras de turismo no auxílio a esses turistas. “Estamos buscando o apoio dos hotéis e restaurantes para que nenhum desses turistas fique desamparado e, mesmo num momento tão difícil para os chilenos, eles possam levar sempre uma boa imagem de Balneário Camboriú.”