DNA indica que restos mortais são de ex-ditador romeno

Exames de DNA confirmaram que o túmulo de Nicolae Ceausescu contém os restos do ditador romeno e também confirmaram a identidade dos restos da mulher do ex-líder, informou hoje o filho do casal. Ceausescu governou a Romênia durante 25 anos com mão de ferro, até ser deposto e executado com sua esposa Elena, após um julgamento sumário e em meio a uma revolta anticomunista em 1989, na qual morreram mais de mil pessoas.

Alguns romenos, entre eles a família Ceausescu, tinham dúvidas de que o casal estivesse enterrado realmente no cemitério militar de Ghencea, em Bucareste. Valentin Ceausescu, um físico nuclear de 62 anos, afirmou que os resultados de DNA finalmente acabaram com qualquer dúvida. Ele disse que nunca havia visitado os túmulos dos pais por não estar seguro de que eles estivessem enterrados ali.

Os corpos foram exumados a pedido da família, como parte de um processo de cinco anos, em um caso que surpreendeu os romenos. O físico nuclear, único filho vivo do casal, disse que a família somente buscava o fim das dúvidas, não alguma vingança. Ele explicou que deseja enterrar os pais no mesmo cemitério, só que próximos. Antes, o casal estava enterrado a uma distância de quase 20 metros. As informações são da Associated Press.