Câmara dos EUA aprova ajuda para evitar demissões

Os deputados dos Estados Unidos aprovaram, por 247 votos a favor e 161 contra, um pacote de US$ 26 bilhões em auxílio aos governos estaduais e locais, que será parcialmente financiado por um aumento nos impostos cobrados de empresas norte-americanas com unidades em outros países.

Os membros da Câmara dos Representantes, que estavam em recesso, foram convocados pela presidente da casa, a democrata Nancy Pelosi, para votar o projeto. Os democratas afirmaram que o auxílio será vital para os governos estaduais afetados pelo aumento no custo do Medicaid – programa de saúde para a população de baixa renda – e ajudará a evitar demissões no outono (do hemisfério norte).

A ajuda, no entanto, será custeada em parte por um aumento nos impostos que incidem sobre o lucro que as multinacionais norte-americanas obtêm com suas unidades no exterior. Os republicanos disseram que o projeto de lei era mais uma tentativa dos democratas de aumentar o nível de endividamento dos EUA para recompensar aliados políticos.

O auxílio aos governos estaduais e locais já havia sido aprovado pelo Senado na semana passada, e agora será enviado para a Casa Branca, onde deve ser sancionado pelo presidente norte-americano, Barack Obama. As informações são da Dow Jones.

Voltar ao topo