enkontra.com
Fechar busca

Mundo

Avião espião dos EUA mata 16 insurgentes no Paquistão

Ataque aconteceu na área tribal do Waziristão do Norte

Vários mísseis lançados de aviões não tripulados dos Estados Unidos mataram nesta sexta-feira 16 insurgentes na área tribal do Waziristão do Norte, no oeste do Paquistão, informou a imprensa local.

De acordo com a rede “Geo” e o jornal “Express Tribune”, três ataques ocorreram no distrito de Shawal e deixaram cerca de 15 feridos. Na última semana, houve diversos ataques com aviões espiões na região tribal paquistanesa de Waziristão do Norte, o que motivou o aumento das críticas no Paquistão sobre o programa americano de “drones”, nome dado aos aviões não tripulados.

Na quinta-feira, o Ministério paquistanês de Relações Exteriores apresentou uma queixa formal aos EUA e “transmitiu enfaticamente que esses ataques são inaceitáveis”.

O Waziristão do Norte é uma das sete demarcações que formam o cinturão tribal paquistanês, na fronteira com o Afeganistão. Neste ano, já foram registrados cerca de 30 bombardeiros na região, deixando mais de 100 mortos.

Esta região tribal nunca esteve sob domínio completo do Estado e serve de refúgio a numerosos grupos jihadistas, membros da rede Al Qaeda e facções talibãs, especialmente da rede Haqqani.

O presidente americano, Barack Obama, aumentou consideravelmente a frequência destas operações após assumir o poder, em 2009, como parte de sua estratégia para encontrar uma saída para a guerra afegã, na qual o Paquistão representa um elemento fundamental.

Siga a Tribuna do Paraná
e acompanhe mais novidades

Deixe um comentário

avatar
300

Seja o Primeiro a Comentar!


wpDiscuz

Últimas Notícias

Mais comentadas