Ataques reivindicados pelo Taleban matam ao menos 30 no Paquistão

Pelo menos 30 pessoas morreram em três atentados no Paquistão que foram reivindicados pelo grupo armado Taleban. Duas das ações, que aconteceram entre a noite de ontem e a manhã de hoje, tinham como alvo a comunidade xiita.

O maior atentado foi em Rawalpandi, cidade próxima à capital Islamabad. Ao menos 23 pessoas morreram quando um homem-bomba detonou explosivos no meio de uma procissão de um grupo xiita, na manhã de hoje.

Segundo autoridades locais, outras 62 pessoas feridas. Entre os atingidos, estão oito crianças. Na noite de ontem, outras duas bombas explodiram ao lado de uma mesquita xiita de Karachi, no sul paquistanês, deixando pelo menos dois mortos.

O Taleban reivindicou as explosões em Karachi e Rawalpandi. Segundo o porta-voz da grupo armado, Ahsanullah Ahsan, o grupo armado, que é sunita, está em “uma guerra de crença” com os xiitas. “Eles são blasfemos. Vamos continuar atacando eles”.

Neste mês, os xiitas comemoram o mês sagrado do Muharram e no sábado é comemorada a Ashura, feriado que representa o nascimento do imã Hussein, neto do profeta Maomé.

Devido à festa e à divergência, que data do século 7, grupos sunitas, como o Taleban e a Al Qaeda, costumam atingir alvos em diversos países, como o Paquistão, o Afeganistão e o Iraque.

As duas ações sectárias se seguiram a uma outra explosão em Quetta, na Província do Baluchistão, próxima à fronteira do Afeganistão. Uma bomba instalada em um carro da polícia foi detonada, deixando cinco mortos, sendo três policiais. Os agentes escoltavam um grupo de crianças.

Voltar ao topo