Ministro Humberto da Costa fortalece Programa Saúde da Família

Nas comemorações dos 10 anos do Programa Saúde da Família (PSF), o ministro da Saúde, Humberto Costa, assinou duas portarias para fortalecer o programa. Uma estabelece as normas para a reorganização e a qualificação de mais de 800 hospitais de pequeno porte. A outra reajusta os atuais valores dos incentivos financeiros do Programa Agentes Comunitários de Saúde.

Em seu discurso, o ministro lembrou que o sucesso do programa também é fruto de seus antecessores, “que colocaram tijolo por tijolo nessa construção”, e das prefeituras municipais, “sem as quais o Saúde da Família não seria possível”.

O secretário de Atenção à Saúde, Jorge Solla, explicou que a reorganização dos hospitais vai provocar ?uma revolução no sistema hospitalar brasileiro?, porque vai fortalecer pequenos centros de saúde municipais e filantrópicos de pequeno porte, com até 30 leitos, e parceiros no Saúde da Família.

Já o ministro Humberto Costa acredita que com a reorganização, o passará dos 50 milhões de atendimentos em 2003 para cerca de 100 milhões no final de 2006. ?Nós estamos apostando que o PSF continua a ser a grande saída para reorganizar o sistema de saúde no Brasil?, afirmou.

O secretário Jorge Solla lembrou que nesses dez anos do Programa não dá mais para classificá-lo como uma ação, mas sim como uma política pública. ?O Saúde da Família é uma estratégia efetiva de fortalecimento da atenção básica no país, não tem mais o caráter de provisório?, ressaltou.

Para o secretário, os próximos desafios são aumentar o atendimento odontológico, por meio do Saúde Bucal, e avançar com o PSF para áreas onde ele seja deficiente.

O secretário lembrou ainda que nesses dez anos, o Programa teve muitas conquistas, como o aumento de equipes de atendimento de 16.847, em 2003, para 19.943, em abril deste ano.

A coordenadora Nacional da Pastoral da Criança, Zilda Arns, lembrou que o Saúde da Família é um grande aliado nos trabalhos desenvolvidos pela Pastoral. ?A sociedade tem muito o que comemorar e eu espero que o Brasil inteiro tenha com esse programa
um médico próximo de sua casa?, afirmou.

De acordo com o Ministério, o Programa já atende cerca de 65 milhões de brasileiros.

Voltar ao topo