Meirelles diz que vulnerabilidade externa é menor hoje

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, reiterou ontem que o comportamento recente do mercado financeiro – que após fortes stress registrou recuperação quinta-feira e ontem – é uma comprovação de que a economia brasileira tem uma vulnerabilidade externa significativamente menor que no passado.

"Tivemos uma mudança estrutural importante no cenário externo, que gerou ajustes importantes, e essa turbulência que vimos no começo da semana não teve o efeito de gatilho de uma deterioração dos ativos brasileiros. Ao contrário", afirmou, em almoço promovido pela Associação das Empresas Distribuidoras de Valores (Adeval). Meirelles acrescentou que essa condição permite à economia brasileira navegar com mais tranqüilidade nos ciclos internacionais.

Ele destacou que entre os fatores que estão claros, um é especialmente importante: a política monetária nos Estados Unidos. Uma vez que parece encerrado o período de política acomodatícia naquele país, afirmou Meirelles, o cenário externo de liquidez naturalmente não será tão benevolente como nos últimos anos. Isso provoca uma acomodação que pode ser truculenta, sobretudo para os países de maior risco.

Voltar ao topo