Meirelles diz que ata do Copom não indica qual será a evolução dos juros

São Paulo ? O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, comentou hoje (28) que a ata do Comitê de Política Monetária (Copom), divulgada esta semana, "não fornece informação precisa sobre a próxima indicação". Segundo ele, se a ata fosse uma garantia de redução dos juros, seria publicada uma tabela com o cronograma de cortes. "A ata do Copom é construída e redigida exatamente para ser auto-explicativa, para que reflita precisamente aquilo que se passou na reunião do Copom", afirmou Meirelles, durante uma palestra para associados do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de São Paulo.

Ontem (27), ao sair da reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse ter "certeza de que vai continuar havendo redução da taxa de juros e aumento do crédito no país". A ata do Copom indica continuidade na redução dos juros, a partir da "manutenção do processo de redução progressiva da percepção de risco macroeconômico". No entanto, o documento também aponta que a redução dos juros se dará de forma mais lenta, com a "flexibilização adicional da política monetária conduzida com maior parcimônia".

Também hoje, após visitar o Feirão da Casa Própria, promovido pela Caixa Econômica Federal na capital paulista, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que os juros vão continuar caindo. Sobre o assunto, ele negou que existam atritos entre o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o Banco Central.

Voltar ao topo