Maringá sedia os Jogos da Juventude do Paraná

Os melhores atletas da base do esporte paranaense estão reunidos em Maringá de 6 a 18 de agosto para a disputa do campeão do Estado na 18ª edição dos Jogos da Juventude do Paraná (Jojup´s), que garante vaga para a etapa nacional da competição. Mais uma vez os demais municípios buscam quebrar a hegemonia de Curitiba, atual tetracampeã geral do Jojup´s e que este ano busca o sétimo título na história da competição.

Na fase final são mais de cinco mil atletas, divididos em duas categorias, de 17 até 21 anos, de 88 municípios, que se classificaram nas oito fases regionais e agora disputam a medalha em 15 modalidades: atletismo, basquete, ciclismo, futebol, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, karate, natação, tênis, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez.

O candidato do interior com mais chances de derrotar Curitiba é Maringá, que este ano tem a vantagem de competir em casa, e ano passado foi vice-campeão com apenas 13 pontos atrás de Curitiba. Maringá também é o último município do interior a vencer os Jojup´s, no ano de 1999. “Nos últimos três anos Maringá ficou com o vice, porém este ano os atletas maringaenses estão convictos que farão uma melhor atuação, garantindo a taça de campeão geral da competição novamente para um município do interior do Paraná”, acredita o coordenador do Centro Regional da Paraná Esporte em Maringá, Marco Aurélio Saldanha Rocha.

Ampliando horizontes

Além da retomada dos Jogos Universitários Brasileiros em 2004, a Paraná Esporte ampliou a disputa dos Jogos da Juventude de seis para oito regionais e criou a categoria sub-21, fazendo da competição mais uma opção para o desporto universitário, já que a sub-21 atinge esta faixa etária. Desta forma vamos ampliar a participação e dar continuidade à formação de atletas nos municípios do Interior, qualificando a competição”, afirma Gomyde.

O esporte de base paranaense tem se destacado cada vez mais no cenário nacional. Tanto que ano passado o Estado foi campeão brasileiro dos Jogos Colegiais e terceiro lugar nos Jogos Brasileiros da Juventude, com apenas um ponto a menos que Rio de Janeiro. Esta foi a melhor colocação do Paraná em todos os tempos. O Paraná se destacou na natação, o handebol, a ginástica rítmica desportiva, o judô e o vôlei.
Entretanto para este ano, a expectativa é ainda maior. Segundo o diretor de Esportes da Paraná Esporte, Lester Pinheiro, o Paraná tem tudo para melhorar seu desempenho.

“Por organizarmos nossas competições já no mês de agosto, temos tempo para preparar treinar nossa equipe. Desta forma, temos algumas vantagens sobre os demais estados. Este ano vamos buscar pelo menos o segundo lugar”, disse Pinheiro.

Voltar ao topo