Lula teme que mudanças descaracterizem reforma da Previdência

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou hoje descontentamento com a possibilidade de mudanças no texto da reforma da Previdência aprovado na Comissão Especial da Câmara. Por intermédio do porta-voz da Presidência, André Singer, Lula afirmou que, se o texto do relator José Pimentel (PT-CE) for modificado, a reforma perderá suas principais características. Segundo André Singer, o presidente considera positiva negociação realizada até aqui, pois não afetou os fundamentos da proposta de reforma da Previdência. O presidente entende, entretanto, que, “se houver mudanças significativas no relatório do deputado José Pimentel, elas podem descaracterizar o sentido social da reforma e também o equilíbrio futuro da Previdência”, disse Singer.

A posição manifestada pelo presidente é uma espécie de “ducha de água fria” na principal reivindicação dos magistrados de incluir na proposta o aumento do subteto dos juízes estaduais. Os magistrados estavam otimistas com a mudança e desistiram de entrar em greve na tarde de hoje, após sinalização de líderes da base aliada de que sua principal reivindicação seria atendida. O vice-líder do governo na Câmara, professor Luizinho (PT-SP), entretanto, já havia afirmado que não existe disposição de incluir o aumento do subteto na proposta. Luizinho disse que a palavra final sobre a questão seria do presidente Lula. Os magistrados defendem a elevação do subteto de 75% para 90,25% da remuneração dos ministros do Supremo Tribunal Federal para os juízes estaduais.

O presidente não quis comentar a suspensão da greve dos magistrados, dizendo apenas que “continua a confiar que os juízes tratarão a proposta de reforma da Previdência dentro dos limites do bom senso e da constitucionalidade”.

Amanhã (31), Lula almoça com os líderes da base aliada na residência do chefe da Casa Civil da Presidência da República, ministro José Dirceu, para dar continuidade às negociações sobre a reforma.

Voltar ao topo