IBGE informa que emprego industrial voltou a crescer

O emprego industrial voltou a crescer, fechando o mês de maio com expansão de 1%, em relação a abril, na série livre de influências sazonais. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o aumento de postos de trabalho no mês tem reflexos no indicador de média móvel trimestral, que volta a mostrar trajetória ascendente do emprego, depois da retração de 0,5% verificada em abril.

Os números da Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário mostram crescimento de 0,9% na taxa de emprego na indústria, na comparação maio de 2004/maio de 2003, o que não acontecia desde abril do ano passado.

Nesta base de comparação, segundo o IBGE, o nível de emprego foi ampliado em nove das 14 áreas pesquisadas. Os maiores destaques ficaram com Minas Gerais (expansão de 3,8%); seguido pelas regiões Norte e Centro-Oeste (ambas com crescimento de 4,8%); e Paraná (3,6%).

Em Minas Gerais, foi determinante para o comportamento do emprego industrial o crescimento da oferta de emprego na indústria de borracha e plástico, que chegou a crescer 45,0% em relação a maio do ano passado. Nas regiões Centro-Oeste e Norte do país a expansão mais significativa ficou com o setor de alimentos e bebidas (8,1%), enquanto no Paraná o destaque foi para Vestuário, que cresceu 16,3%.

O Estado de Santa Catarina também pressionou positivamente o índice nacional, em razão, principalmente, das contratações observadas em madeira (10,5%) e máquinas e equipamentos (12,8%).

Voltar ao topo