Governo prepara medidas para estimular geração de empregos

O governo vai anunciar nos próximos dias um conjunto de medidas para estimular a geração de empregos no país. Entre elas, a reformulação do Programa Primeiro Emprego. O ministro do Trabalho e Emprego, Ricardo Berzoini, tem anunciado nos últimos dias soluções que prometem “fazer o programa decolar”.

Uma das medidas já anunciadas, mas ainda não oficializada, é a ampliação dos subsídios para as empresas de médio porte, que passam a receber o mesmo que as de pequeno porte quando abrirem uma vaga para o primeiro emprego. Hoje, as empresas pequenas recebem R$ 1,2 mil e as médias R$ 600 por ano, a cada jovem empregado.

Para o especialista em Economia do Trabalho, Márcio Pochmann, “Programas como estes partem do princípio de que as empresas não contratam os jovens por causa do alto custo. Na verdade, não contratam por que não têm necessidade e se recebem um bom incentivo para empregar os jovens, subistitui o trabalhador adulto. No final das contas, o nível de emprego continua o mesmo”, disse.

Mas o governo aposta no conjunto de medidas que tornará o Primeiro Emprego mais atraente para o empregador. Uma mudança importante, que deverá ser oficializada, é a inclusão de mais 132 municipios de 18 estados no programa. Até então, o Primeiro Emprego só contemplava as capitais e grandes cidades. As mudanças deverão ser anunciadas na próxima semana.

Voltar ao topo