Governo do Paraná lança prêmio “Jornalismo Solidário”

Foi lançado, nesta segunda-feira, pelo governador Roberto Requião e pelo secretário da Justiça e da Cidadania, Aldo Parzianello, o prêmio “Jornalismo Solidário”, que vai premiar os melhores trabalhos jornalísticos veiculados na imprensa paranaense que auxiliem na prevenção ao uso de drogas. A premiação total será de R$ 9 mil. Durante o evento, o governador recebeu o prêmio “Valorização da Vida”, concedido pelo Governo Federal.

Requião afirmou que a origem do uso das drogas está na exclusão social e que “a única forma de encarar o problema de frente é com desenvolvimento econômico e com ação voltadas para a população mais pobre, para a inclusão social”. O governador anunciou que nos próximos dias a cidade de Curitiba irá contar com 40 unidades do projeto Povo (Policiamento Ostensivo Volante). “A polícia vai estar nas favelas e na periferia porque lá moram gente muito boa, mas a polícia se afasta e acaba abrindo espaço para grupos de traficantes”, disse o governador.

Além do reforço no policiamento, Requião enfatizou que toda a estrutura do Estado tem que auxiliar a população carente. “Vamos também levar a essas pessoas políticas de emprego, assistência social, saúde e educação para que esse espaço não seja ocupado pelo tráfico de drogas”, garantiu o governador.

Prêmio

Parzianello salientou que o jornalista, através da divulgação da informação correta, pode conscientizar e sensibilizar a população sobre os danos que as drogas causam não só à sociedade, mas à família paranaense. Segundo ele, 65% das prisões realizadas no Estado envolvem drogas e 75% dos presos que o Paraná abriga com idades entre 18 e 25 anos cometeram crimes relacionados ao narcotráfico.

“Temos que realizar uma ‘blindagem’ de proteção aos jovens paranaenses para que eles não entrem no mundo das drogas. Nossos jovens têm que saber os prejuízos que as drogas acarretam e quem melhor pode fazer isso é a imprensa”, afirmou o secretário.
Para o presidente do Sindicato dos Jornalistas do Paraná, Ricardo Medeiros, presente ao evento, o lançamento do prêmio “Jornalismo Solidário” “é importante em dois pontos: é um incentivo ao bom jornalismo do Paraná, pois melhora o texto e toda a cobertura jornalística. Em segundo lugar, o tema valoriza assuntos ligados às ações sociais que muitas vezes não têm espaço suficiente na mídia”, disse.

Inscrições

O objetivo do prêmio é estimular e prestigiar trabalhos jornalísticos que contribuam para o esclarecimento, informação e divulgação da importância da prevenção ao uso de drogas, apontando problemas e soluções para a questão.

Poderão concorrer reportagens veiculadas pela imprensa paranaense no período de 26 de julho à 15 de novembro de 2004, em três categorias diferentes: mídia impressa (jornais e revistas), rádio e televisão.

A inscrição poderá ser feita mediante preenchimento de formulário que estará à disposição na sede da Secretaria da Justiça (Rua Inácio Lustosa n.º 700, 2.° andar) ou no site www.pr.gov.br/seju. No caso de veículo impresso deverá ser apresentado um exemplar contendo a matéria com nome do autor ou equipe. Para trabalho veiculado em rádio ou TV, deverá ser encaminhada cópia em fita cassete ou VHS.

A comissão julgadora do concurso será composta por sete integrantes, sendo três jornalistas, um professor universitário de comunicação, dois especialistas na prevenção às drogas e o secretário da Justiça. O prêmio para os três primeiros lugares de cada categoria é de R$ 3 mil e os segundos e terceiros receberão menção honrosa.

Voltar ao topo