Fiscalização de transporte nas estradas gera bons resultados

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) registra, mais uma vez, um número pequeno de notificações e autuações durante as operações de fiscalização do transporte intermunicipal de passageiros. Das 743 abordagens a ônibus e vans que circulam nas rodovias paranaenses, apenas 82 foram notificados e 2 apreendidos. Os dados são referentes ao relatório do mês de julho.

O secretário dos Transportes, Waldyr Pugliesi, classifica os números de positivos. ?O baixo índice de autuações e apreensões é resultado direto dos trabalhos de fiscalização e orientação que o DER voltou a fazer em 2003 para que a população saiba da importância de procurar apenas serviços regulares e de cobrar qualidade de quem lhe presta serviço?, afirma.

Pugliesi explica ainda que os veículos são notificados quando são encontradas irregularidades e que a apreensão é verificada em casos mais severos, quando o veículo não possui a autorização do DER para operar, por exemplo.

O diretor-geral do DER, Rogério Tizzot, lembra que o Departamento continua auxiliando a Receita Federal na Operação Cataratas. Desde o mês de maio, o DER atende à convocação da Receita para realizar a fiscalização em Postos das Polícias Rodoviárias próximos à fronteira do Brasil com o Paraguai, no Oeste do Estado.

?O Departamento havia sido convocado no final de 2004 e voltou a colaborar neste ano devido ao aumento do número de vans transportando, não apenas passageiros, mas contrabando de mercadorias, já que os ônibus eram mais visados?, relata. A regularidade das vans, conforme esclarece Tizzot, deve ser garantida pelo DER.

Registro

De acordo com o diretor-geral do DER, os prestadores de serviços de transporte coletivo intermunicipal autorizados possuem registro junto ao Departamento.

?É preciso verificar se há identificação do registro no veículo, o que garante aos passageiros a segurança e qualidade necessárias para a viagem. Isso significa que os ônibus, vans, a documentação, os horários e as rotas são verificados pelo DER?, afirma.

Voltar ao topo