Farelo de soja convencional já recebe prêmio de 4%

A soja convencional paranaense já está recebendo um prêmio de 4% nas exportações para a Europa.O Carrefour na França vai comprar farelo de soja brasileiro convencional para ser utilizado por fornecedores da rede de carne suína, aves e ovos. O Grupo Agrenco, multinacional franco-brasileira, fechou contrato com a companhia francesa para vender até 300 mil toneladas do produto da Imcopa, empresa paranaense localizada em Araucária.

A Imcopa é especializada na exportação de produtos livres de transgênicos e há alguns anos está credenciada para fornecer seus produtos às redes varejistas Tesco e Asda, do Reino Unido. Para a Europa, a Imcopa exporta ainda farelo, óleo e lecitina de soja, entre outros.

Este é o primeiro acerto para o fornecimento do produto livre de modificação genética, após a aprovação da Lei de Biossegurança, que liberou o cultivo e a venda de soja transgênica no país. O contrato terá duração de um ano, mas poderá ser renovado.

"O mercado europeu é o principal consumidor do não-transgênico, mas temos demanda também nos mercados japonês, tailandês e australiano", disse o diretor da Agrenco na França, Fred Humberg. A França, explica ele, é o país com maior potencial para o farelo de soja brasileiro no mundo e consome por ano 4,5 milhões de toneladas.

Já o Carrefour decidiu, desde 2000, vender apenas produtos livres de modificação genética, atendendo solicitação dos próprios consumidores. O farelo de soja será utilizado em rações de suínos e aves comercializados na rede. O prêmio pago pela soja não-transgênica representa 4% do valor do produto, segundo Humberg.

"O mercado cobra um prêmio para o produto livre de modificação genética porque ele é certificado e tem armazenagem e embarque separados", disse o diretor da Agrenco. É a primeira exportação da Agrenco para o Carrefour, mas o grupo já é fornecedor das redes Tesco e Asda (do Wal-Mart), no Reino Unido, e da Coop e Migros, na Suíça.

Além da soja, a Agrenco vende na Europa milho, girassol e canola. A empresa tem faturamento mundial de US$ 471 milhões e é líder na distribuição de grãos não geneticamente modificados e de alto valor de proteína na Europa e Ásia

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