Evento de pediatria debate temas de interesse da sociedade

Acontece de 27 a 30 de agosto, em Curitiba (PR), o II Congresso Internacional de Especialidades Pediátricas ? Criança 2005, maior evento brasileiro da área. Realizado pelo Hospital Pequeno Príncipe, instituição sem fins lucrativos referência na realização de procedimentos de alta complexidade, o evento tem como objetivo oferecer aos participantes o aprimoramento científico para melhoria do atendimento em saúde a crianças e adolescentes, evidenciando a necessidade da integralidade do cuidado e da humanização das relações.

Multidisciplinar, ele reúne os grandes profissionais do cenário nacional e internacional para multiplicar e democratizar o conhecimento nas diversas áreas. Durante os quatro dias de evento serão realizadas 180 palestras internacionais, 600 palestras com profissionais brasileiros, além de exposições de 60 empresas da área de saúde, sessão de pôsteres, mini-conferências e mesas redondas. Paralelamente ao Criança 2005 será realizado o 8º Congresso Brasileiro de Urologia Pediátrica.

O Congresso é dividido em módulos ? Anestesiologia, Cardiologia e Cirurgia Cardíaca, Cirurgia Pediátrica, Comunidade, Enfermagem, Hemato-Oncologia, Humanização, Nutrição, Pediatria, Psicologia, Radiologia, Reabilitação, Transplantes e Urologia. Apesar de ser um evento técnico, alguns temas discutidos abordam questão de grande interesse da sociedade – principalmente de mães, familiares e educadores -, como:
A sexualidade do deficiente
O controle da dor
Orientação sexual e prevenção da gestação na adolescência
Cirurgia bariátrica em crianças e a obesidade infantil
O bebê que chora muito
Aids na infância e adolescência
Comportamento do aparelho cardiovascular nas crianças em treinamento para atividade esportiva competitiva
Educação em Hospitais
Aspectos emocionais da criança e do adolescente frente à morte  

O primeiro evento do gênero promovido pelo Pequeno Príncipe aconteceu em 2000 e reuniu cerca de 4 mil participantes. Este ano os organizadores pretendem reunir 5000 participantes.

Hospitalar Pequeno Príncipe

Fundado em 1919, o Hospital Pequeno Príncipe, sediado em Curitiba (PR), é o complexo hospitalar com o maior número de especialidades pediátricas do Brasil e referência para todo o País e América do Sul no tratamento cirúrgico de lesões congênitas cardíacas. Destaca-se como modelo de gestão, mantendo um alto padrão tecnológico e cerca de 70% da sua capacidade de atendimento é destinada aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). O Pequeno Príncipe é mantido pela Associação Hospitalar de Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro e atende diariamente cerca de 800 crianças, oferecendo desde consultas ambulatoriais até a realização de procedimentos de alta-complexidade, como transplantes cardíacos, renais e hepáticos.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas através do site www.crianca2005.org.br, através do qual também é possível efetivar inscrições.

Voltar ao topo