Espanha tenta se recuperar e Honduras quer surpreender

Yuri Cortez/AFP

Espanha e Honduras se enfrentam na segunda-feira em uma partida de vida ou morte para ambas as seleções no estádio Ellis Park de Johannesburgo pelo grupo H da Copa do Mundo.

Uma derrota poderá praticamente representar a passagem de volta para casa na primeira fase, depois da derrota da seleção hondurenha na primeira partida por 1-0 para o Chile e da surpreendente vitória da Suíça sobre a Fúria pelo mesmo placar.

“A partida contra Honduras é fundamental para nós, já não há margem de erro”, disse o meio-campo espanhol Xabi Alonso, consciente de que a derrota para a Suíça complicou a vida da Espanha no torneio.

A Fúria é obrigada agora, não só a vencer a sua partida contra Honduras, como também a fazer o maior número de gols possíveis, tendo em vista um possível empate no grupo que leve tudo a ser decidido no saldo de gols.

No entanto, o treinador espanhol Vicente del Bosque confia no seu esquema e, ainda sem dar pistas sobre sua equipe titular após realizar um treino a portas fechadas no sábado, assegurou ao jornal AS que não haverá muitas mudanças, embora “possa haver alguns retoques”.

“O importante agora é nos mantermos fiéis ao nosso estilo, que é o que nos fez ganhar, não enlouquecer, não mudar e continuar confiando naquilo que nos levou a ser favoritos. Se morrermos, morreremos com nossas ideias, mas não para fazer coisas estranhas”, disse o atacante Fernando Torres, de 26 anos, que pode ser titular.

Precisando de gols, a Espanha poderá voltar a começar um jogo com sua dupla ofensiva Torres-David Villa, já que El Niño jogou a última meia hora contra a Suíça, mostrando-se recuperado de sua lesão no joelho.

Em segundo plano continuam as dúvidas em torno da condição de Andrés Iniesta e Sergio Ramos, mesmo que ambos tenham treinado bem no sábado.

Na mesma situação que a Espanha está Honduras, que precisa surpreender para conseguir manter suas chances de classificação para as oitavas de final. O treinador colombiano Reinaldo Rueda não descarta uma mudança tática em relação à derrota para o Chile.

O esquema “pode variar, sim”, disse Rueda à AFP no sábado antes do treino de sua seleção.

Para o treinador de Honduras, que espera poder superar o êxito obtido há 28 anos no Mundial da Espanha de 1982, quando a seleção do país empatou em 1-1 com a Fúria, a balança penderá em favor da equipe que mantiver a posse de bola.

“A ideia é deixarmos eles pensarem o mínimo possível para que não compliquem e estarmos bem postados e bem concentrados durante os 90 minutos”, disse o capitão de Honduras, Amado Guevara.

Com a arbitragem do japonês Yuichi Nishimura (JAP), estas são as prováveis escalações da partida que começará às 20h30 locais (15h30 de Brasília) no estádio Ellis Park de Johannesburgo:

Espanha: Iker Casillas (cap) – Sergio Ramos, Carles Puyol, Gerard Piqué, Joan Capdevila – Sergio Busquets, Xabi Alonso, Xavi Hernández, David Silva, David Villa – Fernando Torres. T: Vicente del Bosque

Honduras: Noel Valladares – Sergio Mendoza, Osman Chavez, Maynor Figueroa, Emilio Izaguirre – Wilson Palacios, Amado Guevara (cap) – Edgar Álvarez, Ramón Núñez, Roger Espinoza – Carlos Pavón. T: Reinaldo Rueda.