Reunião de condomínio

Aplicativo reúne moradores de prédio em grupos e fomenta pequenos negócios

Daiana Marilyn de Moura Alves levou seus quitutes na feira realizada na garagem do condomínio (Foto: Lorena Oliva/Divulgação).

Empreender - Tribuna

Comida, roupas, artesanato e produtos de beleza em apenas um clique e com a facilidade de ter os produtos sem nem mesmo precisarem ser transportados. Esta é a rotina dos moradores do Condomínio Flex Accanto, que se reuniram em grupos de Wattsapp para comercializarem o que produzem. A iniciativa deu tão certo que até uma feira já foi realizada.

As gostosuras fabricadas pelos moradores e vendidas por aplicativo (Foto: Lorena Oliva/Divulgação).
As gostosuras fabricadas pelos moradores e vendidas por aplicativo (Foto: Lorena Oliva/Divulgação).

A jornalista Lorena Oliva mora no condomínio e conta que participa de vários grupos de bate papo, mas o preferido é o “Gostosuras Accanto”. “Nele, os moradores que trabalham com comida postam seus produtos e deixam a todos com água na boca. E assim conseguimos proezas como um bolo quente com entrega em casa às nove horas da noite, uma maionese deliciosa para salvar o almoço de domingo em cima da hora, e aquela sobremesa para levar no jantar com a sogra”, exemplifica.

No último domingo, 04 de dezembro, os empreendedores do prédio realizaram a primeira feira, que reuniu gastronomia, vestuário, artesanato e produtos de beleza.

Iara Gallotti Frantz foi a idealizadora do evento. Com a crise, ela foi demitida da função de gerente de importação e exportação de uma empresa, resolveu montar seu próprio negócio e realizar o sonho de ficar mais tempo com seu filho. “Há um mês descobri os grupos do Whatsapp e ao ver o número de pessoas que produzem e vendem coisas, achei interessante promover uma feirinha para que todos pudessem conhecer os trabalhos uns dos outros”, conta ela. A vizinha Iara é proprietária da “A Santa de Casa” e vende roupas infantis em domicílio.

Daiana Marilyn de Moura Alves é uma cozinheira de mão cheia e de vocação. “Desde menina eu gostava de ajudar minha mãe e vó na cozinha. Eu lavava e cortava legumes e verduras, colhia as frutas do pé, ajudava na produção de doces”, explica. Foi comissária de voo, estudou Direito, mas hoje faz o que mais gosta: cozinha com carinho massas, carnes, bolos, panetones.

No condomínio ainda tem o Whats Burguer, Brigadeiro Ateliê, Dri Campos Bolos Caseiros, Kokoa Doceria Gourmet, aulas de Zumba, costureira, consultoras de beleza, especialista em informática, um grupo de trocas e vendas. “E aposto que tem muito mais, de pessoas que ainda não conheço e dos vizinhos que estão se empolgando, inovando para gerar novas rendas”, avalia Lorena.